quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

CURSO DE BÍBLICO O MINISTÉRIO DIACONAL NA IGREJA




Seminário Bíblico
O Ministério Diaconal na Igreja Cristã


CURSO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO
 DE DIÁCONOS  
NA IGREJA CRISTÃ

Apóstolo Dr. Josué Campos Macedo
Diretor Geral de Cursos, Estudos e Pesquisas do Ministério da Comunidade Evangélica Nova Unção


SUMÁRIO

01-INTRODUÇÃO
02-DIÁCONOS NO VELHO E NO NOVO TESTAMENTO
03-ORIGEM
04-OS DIÁCONOS NA IGREJA PRIMITIVA
05- MULHERES DIACONISAS
06- REQUISITOS BÍBLICOS PARA SER DIÁCONO CRISTÃO
07- RECOMPENSAS PARA UM DIÁCONO FIEL
08- O QUE O SENHOR DEUS ESPERA DOS DIÁCONOS
09-O DIÁCONO, SEUS COMPROMISSOS E ATITUDES
10-FUNÇÕES E ATIVIDADES
11-CONCLUSÃO
12-AVALIAÇÃO PRÁTICA
12- BIBLIOGRAFIA
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu também o amarei, e me manifestarei a ele.” (João 14:21).
“Porque nós somos cooperadores de DEUS; vós sois a lavoura de DEUS e edifício de DEUS.”
(1Coríntios 3: 9).
1- INTRODUÇÃO:

VISÃO GERAL
Toda organização tem pelo menos uma pessoa que trabalha nos bastidores. Esta é a função do Diácono na igreja. Eles trabalham nos bastidores servindo e ministrando às necessidades do seu Apóstolo, Bispo ou Pastor ajudando-o no Ministério junto às ovelhas da Igreja.
O termo Diácono vem do grego e significa servo.
A palavra "diaconato" descreve o serviço do grupo de Diáconos e diaconisas dentro de uma igreja.
Os Diáconos precisam estar na liderança da intercessão durante os cultos semanais, ajudando o Pastor na ministração da Palavra de DEUS.
Entretanto, seu trabalho de bastidores é primordial auxiliando o Ministério da igreja nos trabalhos do Senhor Jesus Cristo, sendo os facilitadores de Sua Obra aqui na Terra.

2- DIÁCONOS NO VELHO E NO NOVO TESTAMENTO

2.1- DIÁCONOS: VISÃO DO VELHO TESTAMENTO
A palavra Diácono está diretamente ligada à idéia do serviço de ajudar a Casa de DEUS.
No Velho Testamento, não foram instituídos oficialmente os Diáconos como vemos atualmente, porém, temos alguns exemplos de servos que auxiliaram o povo de DEUS, em especial a sua liderança.
Como primeiro exemplo, vemos o de Jetro, sogro do líder Moisés. Ele reconhecendo Moisés como homem de DEUS, ajudou-o dando-lhe uma boa sugestão para julgar o povo de Israel em grupos, colocando líderes para que pudessem ajudar a Moisés nas atividades de juízo ao povo. Confira em Êxodo 18:1-27.
Outro exemplo é o de Arão e Hur. Encontramos esta narrativa em Êxodo 17:8-14. Quando o povo de Israel foi guerrear contra os amalequitas sob o comando do general Josué.
Moisés o líder do povo de Deus subiu ao cume do outeiro, com Arão e Hur. Quando Moisés levantava as suas mãos o povo vencia. Mas quando abaixava as suas mãos o inimigo prevalecia.
Então aqueles dois varões, preocupados com o seu líder, colocaram Moisés assentado e mesmo cansados por terem levantado as mãos de Moisés, fizeram duas colunas de pedra para que Moisés reclinasse os seus braços e ficasse com as suas mãos estendidas.
Assim o povo de Israel venceu esta guerra. Eles zelaram para que o seu líder Moisés pudesse ministrar a bênção de DEUS ao povo de Israel para obter a vitória.
São exemplos notáveis de ajuda e comprometimento na Obra de DEUS e de obediência, amizade e fidelidade ao ministro que DEUS escolheu para dirigir o Seu povo.
Entre outros exemplos, encontramos ainda em Josué que ajudou a Moisés, Eliseu que ajudou a Elias.
2.2- DIÁCONOS: VISÃO DO NOVO TESTAMENTO
Várias referências seculares dão a Diácono o sentido de garçom, servo, administrador ou mensageiro.
Escritores bíblicos usam esta palavra para descrever vários serviços. Só bem mais tarde na igreja primitiva foi usado para indicar um grupo distinto de oficiais da igreja.
Entre seus usos comuns, a palavra Diácono se refere a quem “serve a refeição” (João 2:5,9), “servos do rei” (Mateus 22:13), “ministro de Satanás” (2 Coríntios 11:15), “ministro de Deus” (2 Coríntios 6:4, Colossenses 1:24-25), “ministro de Cristo” (2 Coríntios 11:23), e “autoridade” (Romanos 13:4).
O Novo Testamento apresenta o ministério do serviço como uma marca de toda a Igreja, isto é, como uma conduta normal para todos os discípulos (Mateus 20: 26-28; Lucas 22: 26-27).
Os ensinamentos do Senhor Jesus no julgamento final equiparam esse ministério com: alimentar os famintos, acolher o próximo, vestir os que estão despidos, visitar os enfermos e encarcerados (Mateus 25: 31-46).
Todo o Novo Testamento enfatiza a compaixão pelas necessidades físicas e espirituais dos indivíduos bem como quanto nos devemos doar para satisfazer essas necessidades.
Deus nos capacita para o serviço com vários dons espirituais.
Quando realizamos esse serviço, em última análise, ministramos ao próprio Senhor Jesus Cristo (Mateus 25:45).

3- ORIGEM
Alguns estudiosos da Bíblia estabelecem uma relação entre o "hazzan" da sinagoga judaica e o serviço cristão do Diácono.
O "hazzan" abria e fechava as portas da sinagoga, mantinha-a limpa e distribuía os livros para leitura. O Senhor Jesus provavelmente passou o rolo do livro de Isaías para um Diácono depois que acabou de lê-lo (Lucas 4:20).
Outros estudiosos do Novo Testamento dão atenção considerável à escolha dos sete (Atos 6:1-6); vêem aquele ato como um precursor histórico de uma estrutura mais desenvolvida (Filipenses 1:1; 1 Timóteo 3:8-13 as duas referências específicas ao "ofício" de Diácono).
Cada apóstolo já estava sobrecarregado com várias responsabilidades. No entanto, os doze apóstolos propuseram uma divisão do trabalho para assegurar assistência às viúvas gregas na distribuição diária que a Igreja fazia de alimento e donativos.
Sete homens de boa reputação, cheios do Espírito de Deus e de sabedoria (Atos 6:3), se destacaram na congregação de Jerusalém, praticando caridade (isto é, o amor na prática) e atendendo necessidades físicas.
Alguns lembram que o diaconato não devia ser relacionado somente a caridade, pois os Diáconos eram pessoas de estatura espiritual.
Estêvão, por exemplo, "cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo" (Atos 6:8).
Filipe, apontado como um dos sete, "os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de JESUS CRISTO" (Atos 8:12). Filipe também batizava (Atos 6:38), e é mencionado como um evangelista (Atos 21:8).
Podemos então perceber que todo o evangelista é também um Diácono.
4- OS DIÁCONOS NA IGREJA CRITÃ PRIMITIVA
Muitas igrejas adotaram como modelo "os sete de Jerusalém" no seu quadro de Diáconos. Em 1Timóteo 3:8-13 são dadas instruções sobre as qualificações da função de Diácono, a maioria delas se relacionando ao caráter e comportamento pessoais.
Um Diácono deve falar a verdade, ser marido de uma só mulher, "não dado a muito vinho", e um pai responsável.
Exemplos bíblicos de alguns Diáconos: Timóteo (1Tessalonicenses 3:2; 1Timóteo 4:6), Tíquico (Colossenses 4:7), Epafras (Colossenses 1:7), Apóstolo Paulo (1Coríntios 3:5) e o próprio Senhor Jesus Cristo (Romanos 15:8).
A palavra "Diácono" vem de uma palavra grega (diakonos) que é encontrada algumas 30 vezes no Novo Testamento.
Palavras semelhantes são diakonia (ministério ou diaconato) e diakoneo (servir ou ministrar). "Diácono" quer dizer "atendente" ou "servente".
A mesma palavra descreve escravos, empregados e obreiros voluntários.
A ênfase não está na posição da pessoa, mas no servo em relação ao seu trabalho. Os Diáconos, ou servos, na Bíblia incluem servos domésticos (João 2:5,9), e governantes (Romanos 13:4), mas os usos mais comuns são de servos do Senhor Jesus Cristo e da Igreja.
O Senhor Jesus usou a palavra para descrever seus discípulos, um em relação aos outros (Mateus 23:11), e o apóstolo Paulo usou a mesma palavra freqüentemente para descrever evangelistas ou pregadores da Palavra (1 Coríntios 3:5; Efésios 6:21; etc.).
Estes termos, nos usos gerais, descrevem tanto homens como mulheres (veja Lucas 10:40; Romanos 16:1). Todos os cristãos devem servir uns aos outros (1 Pedro 4:10).
Todo o discípulo do Senhor Jesus precisa servir a DEUS e ao seu próximo, praticando em sua vida diária a Palavra de DEUS, testemunhando do maravilhoso amor do Senhor Jesus, e de tudo o que Ele fez por nós.
A palavra "Diácono" é empregada num sentido específico na Palavra de Deus em 1 Timóteo 3:8, onde o Apóstolo Paulo começa a lista de qualificações de alguns servos especiais escolhidos na Igreja. É claro que ele não está falando sobre servos no sentido geral (todos os cristãos), porque as qualificações definem um grupo limitado de homens.
Veja as qualificações desses servos:
"Semelhantemente, quanto a Diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa.
Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se mostrarem-se irrepreensíveis, exerçam o diaconato.
Da mesma sorte, quanto a mulheres (referindo-se às diaconisas), é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo.
O Diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa.
Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus".
(1 Timóteo 3:8-13).
Os textos em 1 Timóteo 3:1-13 e Filipenses 1:1 mostram que esses servos são distintos dos Apóstolos, Bispos Pastores e Presbíteros. Eles servem sob a supervisão e direção dos Apóstolos, Bispos e Pastores, auxiliando em diversos aspectos do trabalho da Igreja.
Em Atos 6:1-7, achamos um exemplo de homens escolhidos para servir na Igreja, neste caso sob a supervisão dos apóstolos. Cada discípulo do Senhor JESUS CRISTO foi feito para servir!
A Palavra de Deus traduz o termo Diácono como serviço, ministério, assistência. Portanto, o Diácono é aquele que, seguindo o exemplo do Senhor Jesus Cristo, que veio especial para servir (Mateus 20:28), tem o dom servir às pessoas para a Glória de Deus.
A diaconia bíblica não se caracteriza por poder e proeminência, mas pela prática do serviço ao próximo pelos servos de DEUS, os Diáconos e estes orientados pelos cuidados pastorais.


5- MULHERES DIACONISAS
É muito importante o trabalho das mulheres na Obra de DEUS. A Palavra de DEUS nos mostra que as mulheres durante o Ministério terreno do SENHOR, exerciam a função de auxiliadoras. Assim, encontramos o sentido deste trabalho como diaconisas.
Em Lucas 8:2,3, narra que as mulheres que já serviam ao SENHOR e aos apóstolos com as suas fazendas (bens, rendimentos, dinheiro), isto antes da instituição dos Diáconos.
Em 1Timóteo 3:11, lemos que elas, as diaconisas, deveriam ser "respeitáveis, não maldizentes, mas temperantes e fiéis em tudo". Por causa do grande número de mulheres convertidas (Atos 5:14; 17:4), as mulheres atuavam na área de visitação, instruíam sobre discipulado, assistiam nos batismos e na Ceia.
Em Romanos 16:1-2, lemos que o Apóstolo Paulo elogiou Febe por ser uma ajudadora no serviço da Igreja de Cencréia. Em Romanos 12:8 e 1Timóteo 3:4-5 encontramos outras qualidades desejadas nos Diáconos.

6- REQUISITOS BÁSICOS PARA SER UM DIÁCONO CRISTÃO
1. Ser vocacionado: O que faz válido um ofício de Diácono é a sua vocação. Para realizar bem as suas tarefas precisa antes ter sido chamado por Deus. A escolha do Diácono através do seu Pastor é uma evidência de que Deus vocacionou aquele irmão para este ofício.
2. Ser discípulo do Senhor Jesus: Os Diáconos nomeados na Igreja são escolhidos entre os discípulos do Senhor Jesus Cristo (Atos 6:1,3).
3. Ter boa reputação: O Diácono precisa e deve ter o reconhecimento perante a Igreja e a sociedade de uma vida digna (Atos 6:3).
4. Ser cheio do Espírito Santo de Deus: Como todo o bom cristão, o Diácono precisa e necessita ser cheio do Espírito Santo, para desempenhar as suas atividades dignamente, demonstrando alegria, paz, amor longanimidade e mansidão, etc...
5. Ser um cristão respeitável: O Diácono deve ter um procedimento sério, digno de todo respeito e admiração por parte de todos na Igreja.
6. Ser cheio de Sabedoria: Sabedoria concedida pelo Espírito Santo para saber como ajudar ao Pastor para resolver as situações que existem e as que vão surgir.
7. Ter uma só palavra: Não deve ser um difamador ou mexeriqueiro, não deve ser alguém que pense uma coisa e diga outra totalmente diferente, não deve ser uma pessoa que entra em contradição no que fala.
8. Deve conservar o ministério da fé com a consciência limpa:
O Diácono deve conservar-se firme na revelação graciosa de Deus, com a consciência pura, sem contaminações intelectuais, espirituais e morais (2 Timóteo 3:9).
9. Não cobiçosos de sórdida ganância: O Diácono não pode ser alguém que lucra desonestamente. O lucro em si não é pecaminoso, contudo ele pode se tornar
vergonhoso se sua obtenção passa a ser o nosso objetivo primário, em detrimento da glória de Deus.
10. Sejam primeiramente experimentados: A conduta do Diácono deve ser tão boa que ninguém tenha do que o acusar. Este reconhecimento deve ser por parte da Igreja e também da sociedade.
Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se (eles) se mostrarem irrepreensíveis, que exerçam o diaconato.” (1Timóteo 3:10).


7- RECOMPENSAS PARA UM DIÁCONO FIEL
A honra concedida pelo SENHOR DEUS: “Se alguém me serve, siga-me, e, onde Eu estou ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará.” (João 12:26).
O reconhecimento da Igreja do Senhor Jesus Cristo e maior firmeza na fé: “Pois os que desempenham bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus.”
(1 Timóteo 3:13).
A lembrança graciosa de Deus: “Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos.” (Hebreus 6:10).

8- O QUE O SENHOR DEUS ESPERA DOS DIÁCONOS
Ser temente a DEUS, obediente e fiel ao seu Pastor em tudo, honrando-o com profundo amor e respeito. (Hebreus 13:17).
Ter sempre atitude e iniciativa para os trabalhos, sem precisar ser solicitado.  .Ter disciplina consciente quanto às suas responsabilidades perante a Casa de DEUS e seu Pastor.
Ter sempre boa vontade em todos os seus trabalhos e ações diaconais.
Ser assíduo e pontual no cumprimento de seus deveres (prioriza o Reino de Deus).
Ser fiel dizimista e ofertante, demonstrando assim exemplo para os demais irmãos da fé.
Ser exemplo de santidade de vida, irrepreensível na moral, sadio na fé, prudente no agir, discreto no falar, que saiba ouvir e guarde os assuntos que lhe foram confiados pelo Apóstolo, Bispo ou Pastor em sigilo.

9- O DIÁCONO, SEUS COMPROMISSOS E ATITUDES
QUANTO ÀS PROGRAMAÇÕES DA IGREJA.
As programações envolvem os seguintes trabalhos: Cultos semanais, Células, Escola Bíblica, Cultos nos Lares, Cultos de Ensino da Palavra de DEUS, Campanhas de oração na Igreja, Conferências, Trabalhos Evangelísticos, Visitas aos irmãos enfermos, Vigílias, e quaisquer outras atividades realizadas na Igreja.
QUANTO AO CUIDADO DO DIÁCONO.
Dar bom testemunho de vida cristã.
Zelar por sua boa aparência e asseio pessoal.
Zelar pela conservação da limpeza e boa apresentação do patrimônio da Igreja.
Procurar manter tudo organizado e em bom estado de uso para os Cultos.
Saber sobre todos os bens que a Igreja possui, e os que são necessários.
Viver em adoração, ler a Bíblia todos os dias, e praticar o jejum espiritual.
Ter seu momento devocional diário, a sós com Deus.
Ajudar, dar suporte ao Pastor em qualquer situação, facilitando o seu Ministério.
Participar regularmente dos Cultos, das Células, da Escola Bíblica, das Programações e das Reuniões de Obreiros do Conselho da Igreja, para auxiliar o Ministro Cristão, Presidente da Igreja.


10- FUNÇÕES E ATIVIDADES DIACONAIS:

10.1-FUNÇÕES
O DIÁCONO SERVIRÁ ÀS TRÊS MESAS:
“Não é razoável que nós (Apóstolos) deixemos a Palavra de DEUS e sirvamos às Mesas.” (Atos 6:2b)
Este texto nos mostra a necessidade do serviço diaconal para apoio e ajuda aos Ministros de DEUS, aos pastores, líderes do rebanho do Senhor.
a- A MESA DO SENHOR (Ceia Memorial do SENHOR)
Fazer todos os preparativos para Celebração da Ceia Memorial do SENHOR. Lembrar-se do dia da ministração da Ceia, providenciar com antecedência os materiais e arrumar a mesa da Ceia. Auxiliar ao Pastor na entrega dos elementos da Ceia do Senhor à Igreja. Após a Celebração da Ceia, recolher os cálices. Zelar pela limpeza dos cálices, bandejas, toalhas e de todos os materiais da Ceia. 1 Coríntios 11:23-30.
b- A MESA DO APÓSTOLO, BISPO OU DO PASTOR (Sustento do Ministro de DEUS)
O Apóstolo, Bispo ou o Pastor da Igreja é também denominado na Palavra de DEUS como o anjo da Igreja, (Apocalipse 2:1), Ministro de Cristo e Despenseiro dos mistérios de DEUS (1Coríntios 4:1) deve ser constantemente amparado, suprido em todas as suas necessidades sejam espirituais, psicológicas,físicas, sociais e materiais para que possa ministrar com alegria a Palavra de DEUS. Hebreus 13: 7; Gálatas 6:6.
c- A MESA DOS NECESSITADOS (Ação Social)
Os Diáconos ajudam ao Pastor na execução dos trabalhos de ação social. Esta ação é voltada primeiramente aos necessitados da Igreja local, arrecadando, ajuntando e separando mantimentos para cestas básicas. Ajuda o Apóstolo, Bispo ou o Pastor para o levantamento das ofertas voluntárias para compra de remédios, roupas e outros materiais necessários, socorrendo aos que realmente precisam de uma ajuda emergencial. Gálatas 6:10; Mateus 25: 35 – 40.

10.2- AS ATIVIDADES DOS DIÁCONOS:
ANTES DOS CULTOS
Ter seu momento de busca ao SENHOR em seu lar, de consagração e santificação.
Realizar o culto doméstico, com a leitura diária da Palavra de DEUS, oração e louvor.
Pedir ao SENHOR para ganhar almas para Ele, e ser revestido do poder espiritual.
Evangelizar as pessoas falando do Evangelho, testemunhando o que DEUS fez, e distribuindo folhetos.
Convidar, incentivar pessoalmente ou por telefone, as pessoas para virem à Casa de DEUS, para participarem dos Cultos semanais.
Trazer os visitantes para os Cultos da Igreja.
Visitar os irmãos que estão enfermos, nos lares e nos hospitais e também os faltosos aos Cultos e às programações da Igreja.
Visitar os novos convertidos.
Chegar mais cedo para abrir o Templo da Igreja, prepará-lo e organizá-lo para os Cultos, antes da chegada do Apóstolo, Bispo ou do Pastor.
Reunir os irmãos para a oração antes do início o horário dos Cultos.
DURANTE OS CULTOS
Dar início ao Culto ao Senhor Deus, com a leitura bíblica e clamor através das orações de intercessão, sempre quando o Apóstolo, Bispo ou o Pastor não estiver presente no horário do início dos Cultos, por razões emergenciais.
Estar sempre alegre e cheio do Espírito Santo para recepcionar os irmãos.
Orar ao Senhor, pedindo-lhe orientação e bênçãos para o trabalho que será realizado.
Preparar a água para o Apóstolo, Bispo ou o Pastor, ou ao Ministro Cristão, pregador convidado pelo Apóstolo, Bispo, ou Pastor.
Recepcionar os irmãos e visitantes que forem chegando, e sempre adorando a DEUS, vigiando em oração, atento a todos os atos na realização dos Cultos da Igreja.
Recepcionar irmãos e visitantes que porventura chegarem atrasados.
Mostrar exemplo de ordem, ajudar na reverência nos Cultos da Igreja.
Exortar os irmãos e visitantes quanto às conversas paralelas ou desordens provocadas.
Ajudar no ato solene da entrega dos dízimos e ofertas.
Tratar bem os visitantes para que eles se sintam bastante à vontade.
APÓS OS CULTOS
Recolher materiais que ficarem sobre as cadeiras. 
Arrumar as cadeiras da Igreja.
Apagar as luzes dentro e fora da Igreja.
Verificar as dependências, desligar os aparelhos elétricos da Igreja.
Fechar o Templo da Igreja corretamente depois que todos saírem.
Realizar a ação social, sempre que solicitado pelo seu Apóstolo, Bispo ou Pastor.
O Diácono deve ser sempre o primeiro a chegar e o último a sair das dependências do Templo da Igreja.

11- CONCLUSÃO
Ao concluir o presente trabalho, apresento a síntese do que foi abordado e mostro as diferenças que distinguem as funções dos oficiais da Igreja cristã. Os oficiais da Igreja cristã são os Pastores e os Diáconos.
Os Apóstolos, Bispos e Pastores gerenciam a Igreja local, tendo sido escolhidos e ordenados pelo Espírito Santo (Atos 20:28). São os que administram o rebanho de ovelhas da Igreja. Eles gerenciam a Obra de DEUS na face da terra. Cuidam e alimentam o rebanho das ovelhas do Senhor JESUS, com a Palavra de DEUS.
Aconselham, exortam, disciplinam, ministram com amor os ofícios pastorais à Igreja.
O Ministério pastoral abrange a sua igreja local e é voltado também para a obra missionária em toda a face da Terra. Os Apóstolos são Ministros do Evangelho de Cristo que apascentam e administram outros Apóstolos, Bispos, Pastores, Ministérios, Igrejas e organizações eclesiásticas no País e no Exterior. Os Bispos são Ministros Cristãos que lideram outros Bispos e Pastores, que dão cobertura espiritual de oração e aconselhamento cristão aos Pastores e Bispos.
Os Pastores, Bispos e todos os demais Obreiros Cristãos estão debaixo da autoridade e cobertura espiritual dos Apóstolos da sua Igreja.
Biblicamente, os Presbíteros são os Pastores. Em 1 Timóteo 5:17, encontramos: “Os anciãos (presbíteros) que governam bem sejam tidos por dignos de duplicada honra, especialmente os que labutam na pregação e no ensino.”
O Pastor quando realiza o aconselhamento cristão é o presbítero, ou ancião, isto é, aquele que aconselha.
Os Pastores lideram o rebanho de ovelhas da Igreja local, entre estas estão os Diáconos. Em suma, as cinco funções básicas do Apóstolo Cristão, Ministro de DEUS:

-Gerenciar a Igreja, liderar pastores, como Bispo (Gestor);
-Servir o alimento espiritual ao rebanho, como Pastor (Apascentador);  
-Ministrar o aconselhamento bíblico, como Presbítero (Ancião).
Sob a direção do Bispo ou do Pastor, são escolhidos os Diáconos para o exercício das suas tarefas na Igreja local.
Os Diáconos são ovelhas que foram escolhidas do rebanho e consagradas na Igreja para servir ao Senhor Jesus Cristo, auxiliando ao Pastor na Ministração da Palavra de DEUS e nos demais serviços na Igreja.
São servos de extrema confiança do Apóstolo, Bispo ou do Pastor.
São pessoas amigas, sinceras, sempre presentes, que facilitam as diversas tarefas do Ministro de DEUS.
São servos em quem o Apóstolo, Bispo ou o Pastor possa confiar plenamente para ajudá-lo no Ministério Cristão junto à sua Igreja.
A abrangência do serviço do Diácono baseia-se na sua igreja local, podendo ser este reconhecido, ou não, em outro Ministério evangélico.
A Bíblia, A Palavra de DEUS, nos dá alguns dos requisitos que ambas as posições requerem (1Timóteo 3:1-7 ;Tito 1:6-9, Bispos ou pastores e 1Timóteo 3: 8-15, Diáconos).
A minha oração é que o Senhor DEUS nos abençoe para que venhamos cumprir com total fidelidade as tarefas do Ministério que Ele nos confiou. Amém!   
                                                                   
Apóstolo Dr. JOSUÉ CAMPOS MACEDO
Presidente Nacional e Mundial da Comunidade Evangélica Nova Unção
Sede em Nova Friburgo, RJ.
Diretor Geral Executivo de Cursos, Estudos e Pesquisas da CONADIC


 AVALIAÇÃO PRÁTICA

RESPONDA SEGUNDO O QUE FOI MINISTRADO, COM AS REFERÊNCIAS BÍBLICAS ÀS SEGUINTES QUESTÕES:

01-O QUE É SER DIÁCONO, E DIACONISA?
02-CITE OS EXEMPLOS DE DIÁCONOS NO VELHO E NO NOVO TESTAMENTO.
03- FALE SOBRE A ORIGEM DOS DIÁCONOS NA BÍBLIA.
04- FALE SOBRE OS DIÁCONOS NA IGREJA CRISTÃ PRIMITIVA.
05- DÊ EXEMPLOS DE MULHERES DIACONISAS NA BÍBLIA.
06- QUAIS OS REQUISITOS BÍBLICOS PARA SER UM DIÁCONO?
07- CITE AS RECOMPENSAS PARA UM DIÁCONO FIEL.
08- O QUE O SENHOR DEUS ESPERA DOS DIÁCONOS?
09-MOSTRE OS PRINCIPAIS COMPROMISSOS E ATITUDES DOS DIÁCONOS.
10- CITE AS PRINCIPAIS FUNÇÕES E ATIVIDADES DOS DIÁCONOS NA IGREJA.

OBSERVAÇÕES:
1-CADA QUESTÃO VALE 10 PONTOS E A NOTA MÁXIMA É DE 100 PONTOS.
2-LEIA PRIMEIRO TODAS AS PERGUNTAS COM ATENÇÃO, ORE AO SENHOR DEUS E RESPONDA TODAS AS QUESTÕES.
3-RESPONDA ESTA AVALIAÇÃO E ENTREGUE-A AO SEU LÍDER PARA CORRIGÍ-LA E DAR A SUA NOTA.

12- BIBLIOGRAFIA
Fontes de pesquisas utilizadas:
A BÍBLIA SAGRADA, De acordo com os Melhores Textos em Hebraico e Grego,versão revisada da tradução de João Ferreira de Almeida, JUERP, Imprensa Bíblica Brasileira, 2ª Impressão-1987.

AURÉLIO Buarque de Holanda Ferreira, Novo Dicionário da Língua Portuguesa 2aEdição Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1986.
BROWN, Colin,
O Novo Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, São Paulo: Edições Vida Nova, 1978, tradução Gordon Chown
DOUGLAS, J.D., Editor Organizador, O Novo Dicionário da Bíblia, São Paulo: Edições Vida Nova, 1962
GINGRICH, F. Wilbur e Frederick W. Danker, Léxico do Novo Testamento Grego / Português, São Paulo: Edições Vida Nova, 1983, tradução Júlio P.T. Zabateiro
Concordância Fiel do Novo Testamento São José dos Campos, SP: Editora Fiel da Missão Evangélica Literária, 1994, Vols. 1 & 2.
HARRIS, R. Laird, Gleason L. Archer Jr. e Bruck K. Waltke, Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento, São Paulo: Edições Vida Nova, 1998.
VINE, W.E., Merril F. Unger e William White Jr.
Dicionário Vine, tradução Luís Aron de Macedo, Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 2002.
BARCLAY, William Palavras Chaves do Novo Testamento, São Paulo: Edições Vida Nova, 2000.

Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para o homem.” (Colossenses 3:23).
E eis que venho sem demora, e comigo está o meu galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.” (Apocalipse 22:12).


O AUTOR

Dr. Josué Campos Macedo é Ministro Evangélico, Apóstolo Presidente da Igreja Comunidade Evangélica Nova Unção, em Nova Friburgo, Ministério Amor, Saúde e Vida.

Foi chamado por Deus para o Ministério da Pregação da Palavra de Deus em 05 de Setembro de 1977. E desde esta data, tem pregado o Evangelho de Cristo no País e no Exterior.

Filho do saudoso Pastor Waldemar Macedo e da Missionária Florita Campos Macedo. Estudou dois anos de Teologia no Instituto Bíblico Israel, no Rio de Janeiro, nos anos de 1978 e 1979.
Foi ordenado em 11/11/1989 pelo Reverendíssimo Pastor Dr. Aunir Pereira Carneiro, e Presbitério, na Igreja Batista Memorial em S. Fidélis, RJ, ao Ministério Pastoral da Pregação da Palavra de Deus.
Recebeu em 02/12/1989, o grau de Bacharel em Teologia, no Seminário Teológico Batista Fluminense, depois de quatros anos letivos de muita dedicação nos estudos, desde 1986.
No ano de 1995 graduou-se em Bacharel em Psicanálise Clínica pela Academia Brasileira de Psicanálise Clínica e também se formou em Psicanalista, também pela Escola de Psicanálise do Rio de Janeiro.
Participou de vários Cursos de Extensão Universitária, tais como Cura de traumas interiores, Biblioterapia, Psicologia Bíblica, Aconselhamento Clínico Pastoral, Filosofia Cristã, Psicologia Bíblica e Psicoterapia Metafísica. É Psicanalista e Terapeuta Profissional registrado, legalmente credenciado.
É Terapeuta Homeopata formado pela Universidade Federal de Viçosa, MG, desde 2013.
No ano de 2008, recebeu o grau de Mestre em Teologia e em 2009, recebeu o grau de Doutor em Teologia na área de concentração em Teologia Sistemática, pela Faculdade Teológica Internacional, onde defendeu a sua Tese de Doutorado, com o tema: “Vida após a vida.”
Em 1980, ingressou na conceituada Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, onde Cursou o CFO, Curso de Formação de Oficiais.
No ano de 1994, quando cursava o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro realizou viagem técnica de estudos, viajando para os E.U.A. Esteve em New York, Miami, Atlanta e Orlando. Ao final desse Curso em seu TCC, foi o autor da Monografia: “A criação da Capelania Militar Evangélica no CBMERJ”.
No ano de 1997, foi Professor Instrutor das Cadeiras: Chefia e Liderança e Psicologia Geral, na Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II.
No ano de 2001, quando cursava Curso de Superior de Comando da Escola Superior de Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro realizou viagem técnica de estudos, viajando para os E.U.A. e Austrália. Esteve em Los Angeles e em Sydney. Ao final desse Curso em seu TCC, foi o autor da Monografia: “A criação da Universidade da Defesa Civil no CBMERJ”. Nesse mesmo ano concluiu o MBA de Gestão Estratégica nas Organizações pela UNESA, Universidade Estácio de Sá.
Foi aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro, de 1973 a 1979, onde serviu ao Exército Brasileiro no Curso de Formação de Reservistas em 1977, na Arma de Artilharia.
No ano de 2011, foi para a Reserva Remunerada do Quadro de Oficiais Combatentes, galgando o ultimo Posto na Carreira profissional de Bombeiro Militar, o Posto máximo de Coronel.
Mesmo aposentado, em sua carreira militar, continua seus estudos, pesquisas e atualizações culturais de aprimoramento técnico.
É pesquisador e escritor, conferencista, palestrante, já pregou a Palavra de Deus no Exterior (EUA, Austrália) e a tem ministrado no Brasil.
É o idealizador, apresentador e pregador do Programa “Alimento Espiritual” na Rádio Caledônia FM, 90.1, onde também tem realizado entrevistas sobre assuntos diversos.
É membro do Conselho Internacional de Teólogos e da Ordem de Ministros Evangélicos no Brasil e no Exterior.
Em 27 de Maio de 2012 na Igreja Evangélica Pentecostal Palavra Viva em Visconde do Rio Branco, MG, recebeu a ordenação episcopal, e Presbitério, sendo ordenado a Bispo para o exercício do Ministério Episcopal Eclesiástico Nacional e Internacional.
Em 07 de Dezembro de 2013, recebeu a ordenação e Presbitério, para o Ministério Apostólico Cristão, sendo honradamente ordenado a Apóstolo Cristão Evangélico para apascentar, liderar e administrar outros Apóstolos, Bispos, Pastores, Ministérios, Igrejas e organizações eclesiásticas no País e no Exterior, dando-lhes orientação e cobertura espiritual.

O Apóstolo agradece sempre ao Senhor Deus por tantas vitórias alcançadas e pelas que ainda virão, e pelo apoio de sua Família e de sua Igreja. Ao Senhor Deus do Universo, toda a honra, glória e louvor para todo sempre. Amém!
“Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor JESUS CRISTO.” (1 Coríntios 15:57).

Apóstolo Dr. Josué Campos Macedo
Presidente e Fundador do Ministério Mundial e Nacional da Igreja
Comunidade Evangélica Nova Unção em Nova Friburgo, RJ.
www.cenunf.blogspot.com.br

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