quinta-feira, 12 de junho de 2014

TATUAGENS, PIERCINGS E SATANISMO


INTRODUÇÃO

Tatuagens e piercings são talhados nos corpos humanos mutilando-os da sua forma original. Eles revelam uma mensagem subliminar ainda que não expressa verbalmente de frustração, revolta e de agressão á Deus, à sociedade, através dos seus corpos.
Muitos explicam que são adereços de adornos e enfeites. Será?
Então veja com atenção as figuras expostas neste estudo e tire você mesmo as suas conclusões de que tais práticas são abomináveis aos olhos do SENHOR, nosso Deus.
As pessoas que assim o fazem, seja por indução de outras ou por sua livre vontade particular, revelam uma mensagem de modo até inconsciente, voltada para a perversão de valores éticos e sociais, chamando a atenção de que vê.
A pergunta crucial é esta, será que a utilização dessas coisas é agradável a Deus?
As incisões no corpo, quaisquer que sejam, são proibidas por Deus nas Escrituras Sagradas:
“Não fareis incisões na vossa carne por um morto, nem fareis figura alguma no vosso corpo. Eu sou o Senhor”. (Lv 19,28).




1-O SIGNIFICADO DE UMA TATUAGEM?
Quando alguém veste a camisa de um time de futebol, que significa?
Significa que ele é torcedor daquele time, que ele faz parte daquela agremiação ou comunga com seus princípios.
 Mas quando alguém não apenas veste uma camisa, mas marca na própria pele, significa algo muito mais profundo… significa uma adesão irrevogável, uma consagração.

Do mesmo modo que um boi é assinalado com ferro quente com a marca de seu dono, assim a pessoa que marca um símbolo na sua pele faz uma consagração àquela marca.

2-AS MARCAS DEMONÍACAS
Geralmente as pessoas que fazem tatuagem, logo escolhem ou sugerem os símbolos: serpente, escorpião, dragão…
sugerem os símbolos: serpente, escorpião, dragão…


3-OS SIGNIFICADOS ESPIRITUAIS MALIGNOS DESTES SÍMBOLOS
“A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha formado. Ela disse a mulher: É verdade que Deus vos proibiu comer do fruto de toda árvore do jardim?”(Gn 3,1).
 “Foi ele o teu guia neste vasto e terrível deserto, cheio de serpentes ardentes e escorpiões,”(Dt 8,15)
 “Sobre serpente e víbora andarás, calcarás aos pés o leão e o dragão”(Sl 90,13)
 “…porque da estirpe da serpente nascerá uma áspide, e seu fruto será um dragão voador”(Is 14,29)
 “Lá havia também um grande dragão, que os babilônios veneravam.”(Dn 14,22)
 “Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos.”(Ap 12,9)
 “Ele apanhou o Dragão, a primitiva Serpente, que é o Demônio e Satanás, e o acorrentou por mil anos.”(Ap 20,2)

Não tenha dúvida: Quem marca o corpo com um dragão, serpente ou escorpião está se consagrando definitivamente ao demônio, mesmo que a pessoa não saiba disso, como um ato inconsciente, ou não tenha a intenção.


UM EXEMPLO ILUSTRA BEM ESTA CONSAGRAÇÃO, MESMO INVOLUNTÁRIA
Imagine alguém com a camisa do Flamengo, ou do Vasco, Cruzeiro atravessar a torcida do Atlético, ou com a camisa do Palmeiras e atravessar a torcida do Corinthians, que lhe acontece? (Mesmo que ele não seja torcedor de time algum, levará a maior surra!)
Assim mesmo que você não saiba ou não tenha a intenção, o diabo sabe e aceita a sua consagração, quando você se deixa marcar com seus símbolos!

4-A PAIXÃO PODE SER DESORDENADA POR TRÊS RAZÕES:
1) Por vanglória e ostentação. Isto é, a paixão buscado pelo luxo excessivo dos vestidos e de adornos. O que vai contra a humildade.
2) Pela busca de prazeres do corpo, porque os adornos imoderados podem causar atração para o pecado. O que vai contra a virtude da temperança e da moderação.
3) Por excessiva preocupação com as vestimentas. O que vai contra a virtude da simplicidade.
“Eis que a mulher se aproxima vestida com enfeites de meretriz para seduzir as almas” (Pv. 7:10).


Apliquemos, agora, esses princípios à questão das tatuagens e piercings.
Estes dois tipos de adornos têm um caráter particular, porque afetam de modo mais ou menos definitivo, e de modo mais ou menos excessivo, a própria integridade do corpo humano, que deve ser respeitado por ser templo de Deus.
Evidentemente, mutilar o corpo sem razão vital ou pelo menos bem séria, (caso das operações necessárias para salvar a vida), é sempre pecado grave.
Sem dúvida, tatuagens que consistam em imagens libidinosas ou insinuantes de pecado são sempre pecaminosas, e é preciso ressaltar que muitas tatuagens e muitos piercings são escandalosos, por sua imagens ou por seu desejo de vanglória escandalosa.
Ademais uma tatuagem é símbolo de selvageria. Somente povos ditos primitivos as usam. Na medida em que as tatuagens contrariam os costumes civilizados e cristãos, elas são ilícitas.
Os símbolos podem ter uma importância muito grave, pois “símbolos são o inteligível no sensível”, segundo a esplêndida definição do pseudo Dionísio. Uma tatuagem, ou um piercing pode conter, então, um símbolo, uma idéia. E sempre a tatuagem e o piercing simbolizam a rebelião contra os costumes imemoriais da civilização cristã. Nesse sentido, eles são sempre maus e ilícitos. Evidentemente, a gravidade dessa ilicitude depende do conhecimento e da intenção de quem usa tais “adornos”.
Não podemos esquecer também, como já aludi mais acima, que ocorrem certos casos nos quais estes “adornos” são usados intencionalmente como um modo de linguagem simbólica que expressa rebelião contra o Criador e Autor da natureza.
Que usar um símbolo mal pode ser pecado se tem prova na conhecida saudação marxista de levantar a mão com o punho fechado, ou na saudação nazista da mão erguida espalmada. Durante os anos da Guerra Civil Espanhola, bastava um Padre levantar a mão com o punho cerrado, fazendo a saudação comunista, que lhe seria poupada a vida. Recusando fazer esse gesto simbólico de aceitação do comunismo, o padre seria fuzilado.
Também durante as perseguições romanas, bastava aos cristãos colocarem um grão de incenso no fogo diante de um ídolo, para que o cristão fosse poupado do martírio. E a Igreja condenava como apóstatas quem tal fizesse. Como a Igreja condenava com excomunhão os cristãos que, sem queimar um grão de incenso diante de um ídolo, pagavam para que seu nome fosse colocado na lista dos incensadores, sem ter realizado esse símbolo de idolatria.
Portanto, usar tatuagens e piercings, para, consciente e voluntariamente, violar os costumes da civilização cristã é também pecado.
Daí, constar na Sagrada Escritura a condenação do uso de tatuagens e de incisões na carne:
“Não fareis incisões na vossa carne por causa de algum morto, nem fareis figuras algumas ou sinais sobre o vosso corpo” (Lev. XIX, 28).
Se uma mulher se adorna com intenção explícita de provocar pecado, comete por isso pecado com o agravante de cumplicidade com os pecados de outrem que desencadeia por posturas provocativas.
Ela faça isso por leviandade, vaidade ou orgulho, mesmo sem a  intenção direta de causar pecado em outem, também está cometendo pecado.
Tudo isso vale também — é claro — para os homens. Muito mais isto vale para as pessoas consagradas a Deus.
Observem bem essas ilustrações, e confirmem a veracidade do ensino bíblico:






Note-se que a Sagrada Escritura dá um motivo de condenação do fazer incisões no corpo: “por causa de algum morto”, isto é, a Bíblia condena como ilícitas as incisões corporais que eram símbolos de crença religiosa. Da mesma forma, é ilícita a incisão que simbolize revolta contra os costumes da civilização cristã, ou incisões que sejam graves por suas dimensões, sem motivos sérios, e que, por isso mesmo, são mais escandalosas.

(A mulher usar brincos moderados nos lóbulos das orelhas é perfeitamente lícito, porque, nesse caso, não se fazem incisões nem graves, e nem escandalosas no corpo, como também porque usar brincos não simboliza revolta contra os costumes tradicionais, e, por isso, não causa escândalo. Já o uso de brincos nas orelhas pelos homens causa escândalo, porque contraria os costumes, violando os símbolos próprios do homem, e pela adoção de símbolos tipicamente femininos por homens).

 Retornado ao texto citado mais acima do livro do Levítico, soube de alguém que tentou defender o uso de tatuagens, argumentando com o contexto da citação acima, mas não dando o contexto inteiro e nem analisando as razões diversas das diferentes proibições.
Eis o contexto completo dessa passagem do Levítico:
“Não comereis nada com sangue. Não usareis de agouros, nem observareis os sonhos. Não cortareis o cabelo em redondo, nem rapareis a barba. Não fareis incisões na vossa carne, por causa de algum morto, nem fareis figura alguma ou sinais sobre o vosso corpo. Eu sou o Senhor.” (Lv.19: 26-29)

As tatuagens e piercings praticados atualmente por tantas pessoas, além de violarem de modo mais ou menos grave a integridade do corpo por pura vaidade, e de serem mais ou menos escandalosos, são símbolo da revolta contra os costumes da civilização cristã, adotando símbolos de selvagens. Nisso há uma rejeição explícita dos costumes bíblicos. E violar costumes cristãos é pecado, o que nos revela algo feito de modo escandaloso.

5-HISTÓRIA DA TATUAGEM NO MUNDO DOS HOMENS
COMO SURGIU A TATUAGEM

Tudo indica que a prática de marcar o corpo é tão antiga quanto a própria humanidade. Mas, como é impossível encontrar corpos de eras tão remotas com a pele preservada, temos de nos basear em amostras mais recentes. É o caso de múmias egípcias do sexo feminino, como a de Amunet, que teria vivido entre 2160 e 1994 A.C. e apresenta traços e pontos inscritos na região abdominal – indício de que a tatuagem, no Egito Antigo, poderia ter relação com cultos à fertilidade. Um registro bem mais antigo foi detectado no famoso Homem do Gelo, múmia com cerca de 5 300 anos descoberta em 1991, nos Alpes. As linhas azuis em seu corpo podem ser o mais antigo vestígio de tatuagem já encontrado, ou, então, cicatrizes de algum tratamento medicinal adotado pelos povos da Idade da Pedra. Mesmo com tantas incertezas, os estudiosos concordam que, já nos primórdios da humanidade, a tatuagem deve ter surgido na busca de tentar preservar a pintura do corpo.



“Um dos objetivos seria permitir ao indivíduo registrar sua própria história, carregando-a na pele em seus constantes deslocamentos”, afirma a artista plástica Célia Maria Antonacci Ramos, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), autora do livro Teorias da Tatuagem. A prática se difundiu por todos os continentes, com diferentes finalidades: rituais religiosos, identificação de grupos sociais, marcação de prisioneiros e escravos (como a tatuagem era usada pelo Império Romano), ornamentação e até mesmo camuflagem. No Ocidente, a técnica caiu em desuso com o cristianismo, que a proibiu, afinal, está escrito no Levítico, livro do Antigo Testamento: “Não façais incisões no corpo por causa de um defunto e não façais tatuagem”. A tradição só foi redescoberta em 1769, quando o navegador inglês James Cook realizou sua expedição à Polinésia e registrou o costume em seu diário de bordo: “Homens e mulheres pintam seus corpos. Na língua deles, chamam isso de tatau.
Injetam pigmento preto sob a pele de tal modo que o traço se torna indelével”. Cem anos depois, Charles Darwin afirmaria que nenhuma nação desconhecia a arte da tatuagem. De fato, dos índios americanos aos esquimós, da Malásia à Tunísia, a maioria dos povos dos planeta praticava ou havia praticado algum tipo de tatuagem. Com a invenção da máquina elétrica de tatuar, em 1891, o hábito se espalhou ainda mais pela Europa e pelos Estados Unidos. No final do século XX, a pele desenhada, até então uma característica quase exclusiva de marinheiros e presidiários, tornou-se uma das mais duradouras modas jovens.


TAITI
De acordo com a mitologia da região, foram os deuses que ensinaram aos homens a arte de tatuar  que, por isso, deve ser executada seguindo à risca uma liturgia especial. Aos homens, por exemplo, é permitido tatuar o corpo todo, enquanto as mulheres só podem marcar o rosto, os braços e as pernas. Na Polinésia em geral, a tatuagem costuma ser usada como símbolo de classe social.

JAPÃO
Nas imagens acima mostram japoneses com seus corpos tatuados. O país foi um dos que mais desenvolveram a técnica: as sessões podem durar anos até os desenhos cobrirem o corpo todo, com exceção das mãos e dos pés. A prática, porém, ficou associada à organização mafiosa Yakuza. Outra curiosidade local é a kakoushibori, espécie de tatuagem oculta, com produtos químicos como o óxido de zinco que fazem o desenho aparecer apenas em certas situações: quando a pessoa está alcoolizada, após o ato sexual ou um banho quente.

ÍNDIA
Outro país em que a tatuagem é uma tradição milenar, a Índia desenvolveu também a chamada mehndi, pintura corporal com o pigmento natural de henna. Mas, nesse caso, os desenhos duram no máximo uma semana – por isso a técnica costuma ser usada quase que exclusivamente com fins decorativos, para ocasiões especiais como casamentos.
NOVA ZELÂNDIA
Os desenhos espiralados típicos da tatuagem maori, como são chamados os nativos da Nova Zelândia, tinham o objetivo de distinguir os integrantes de diferentes classes sociais. Cada espiral simbolizava um nível hierárquico. A prática só era permitida aos homens livres: escravos não podiam se tatuar. Depois que os líderes maoris morriam, seus familiares conservavam a cabeça tatuada em casa, como relíquia. A imagem à esquerda mostra um desses chefes, retratado aos 98 anos de idade, em 1923.
ÁFRICA
As tatuagens com cores e traços elaborados são menos comuns em povos de pele escura. Nas tribos africanas, uma prática comum é a escarificação, que consiste na produção de cicatrizes a partir de incisões na pele. Alguns povos a utilizam com fins terapêuticos, para introduzir medicamentos diretamente no corpo. A prática também é verificada em ritos de passagem. Em algumas tribos do Sudão, por exemplo, as mulheres são submetidas a três processos de escarificação: aos 10 anos elas marcam o peito, na primeira menstruação é a vez dos seios e, após a gestação, são marcados os braços, as pernas e as costas.

6-SATANISMO
É a adoração de Satanás e o uso da feitiçaria com intenções malignas. Hoje, grande parte das pessoas que pertencem ao movimento satanista declaram-se neopagãos. Na cosmovisão dos neopagãos, os cristãos distorcem o desenvolvimento da humanidade ao enfatizar o domínio do intelecto sobre outros aspectos da psique humana. Os neopagãos afirmam que os seres humanos devem viver em harmonia com a natureza e não subordinar vontade e emoções a Deus.


7-O QUE A BÍBLIA SAGRADA NOS REVELA E AS MENSAGENS OCULTAS
Tecnicamente, o feiticeiro seria uma pessoa possuidora de conhecimentos sobrenaturais, sob a forma de bruxaria ou magia. Serve-se de poções, cuja eficácia depende de palavras mágicas, proferidas segundo determinados rituais, já que acredita estar investido de forças sobrenaturais, adquiridas por meio da comunicação com os espíritos dos mortos (Is 8.19). Já a palavra mago, empregada na Bíblia, é tradução grega (magoi) do hebraico hartom, e refere-se à pessoa que pertence a classe dos escribas sagrados, peritos na escrita e possuidor de vastos conhecimentos (Dn 1.20), inclusive ocultos. No Egito, dois magos chamados Janes e Jambres (2 Tm 3.8) se opuseram a Moisés. Os feiticeiros e magos existiram também na Babilônia, Síria e outros países pagãos.
As raízes do movimento neopagão estão no romantismo do século 19 e no desejo de exaltar as emoções e sentimentos acima do intelecto. O poeta William Blake e o escritor Alphonse Louis Constant (1810-1875), também conhecido por Eliphas Levi, são considerados pelos neopagãos como expoentes modernos do movimento. Mas não param aí. Também incluem a fundação da Ordem da Aurora Dourada (Golden Dawn), em 1888, na Inglaterra, o poeta W. B. Yeats e o feiticeiro Aleister Crowley. Esta lista foi crescendo e incluiu Margaret Murray, que disse ter descoberto evidências de uma religião de bruxaria na Inglaterra anterior à Reforma protestante, e Gerald Gardiner, dono de um museu da bruxaria na ilha de Man. A maioria dos grupos de feitiçaria ritual acham suas origens nessas fontes e na crença comum de que são herdeiros de tradições religiosas milenares.

A BÍBLIA SAGRADA CONSIDERA AS PRÁTICAS DE IDOLATRIA, FEITIÇARIA E MAGIA ATIVIDADES RELACIONADAS ÀS FORÇAS SATÂNICAS
“Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor, e por estas abominações o Senhor teu Deus as lança fora de diante dele. Perfeito serás, como o Senhor teu Deus. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o Senhor teu Deus não permitiu tal coisa” . (Deuteronômio 18:10-14)
“Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei”. (1Samuel 15:23).
E a atividade satânica no Antigo Testamento é apresentada como uma força oposta a Deus e aos Seus seres intermediários pessoais, os malakim (anjos). No Novo Testamento, juntamente com a expressão grega daimon (demônio), a presença de demônios é descrita como sinônimo de espírito imundo (akatharton - Mc 1:24-27; 5:2-3; 7:26; 9:25; At 5:16; 8:7; Ap 16:13) e também espíritos malignos (ponera - At 19:12-16). A maioria das referências descrevem a atividade desses espíritos ou demônios, em especial a possessão.
Na Bíblia nunca se faz menção do feiticeiro a não ser em conexão com os demônios familiares, porque pertencem a mesma classe dos que invocam os espíritos dos mortos.
Os cananeus consultavam feiticeiros (Dt 18:9-12), assim como os egípcios (Is 19:3), mas ao hebreu fazer tal coisa era uma desonra, significando pecado de apostasia (Lv 19:31; 20:6; Is 8:19). O pecado de feitiçaria era punido com a morte (Lv 20.27). Saul e depois dele o rei Josias deram execução a esta lei (1Sm 28:3, 9; 2Rs 23:24). Porém Manassés a violou vergonhosamente (2Rs 21:6).
Simão, o mago, e Barjesus (Elimas) foram dois célebres magos na história apostólica (At 8:9, 11; 13:6,8).
Alguns jovens da igreja de hoje estão se deixando influenciar pelo modismo do mundo. Alguns dizem que é necessário para evangelizar as pessoas, outros dizem que a igreja precisa mostrar que não é radical e ainda escutamos diversos absurdos. Piercings estão cada vez mais comuns em nossos dias. Algo que há menos uma década era olhado com reprovação e preconceito, é hoje visto em homens, mulheres, jovens e até crianças.
Se a sociedade parece estar aceitando esses adereços cada vez com mais naturalidade, os cristãos parecem confusos a respeito. Afinal de contas, a questão da aparência ainda é assunto de grande discussão e controvérsia em muitos círculos evangélicos. A primeira coisa que precisamos ter em mente quando o assunto é aparência pessoal, é que se trata de algo que muda com o tempo e com o lugar. Usos e costumes estão diretamente ligados à cultura. Basicamente uma cultura é formada por três elementos: cosmovisão (a maneira como o povo vê o mundo), sistema de valores (o que é importante para aquele povo) e normas de conduta (o modo como o povo se comporta, e isso diz respeito tanto à vestimenta, como ao modo de se relacionar com os outros, etc.). Culturas são diferentes de acordo com sua cosmovisão, valores e normas de conduta. Arrotar em público após uma refeição é totalmente aceitável (e até louvável) em certas culturas, e repugnante em outras. Uma mulher com os seios à mostra é normal em muitos países da África (onde a mesma mulher não pode exibir as pernas acima do tornozelo) enquanto que o mesmo é obsceno em outras partes do mundo. Beijar na boca em público é normal aqui no Brasil, mas pode levar alguém à cadeia em certos países islâmicos. Nestes mesmos países islâmicos, um homem não pode andar de mãos dadas com sua esposa, mas pode andar de mãos dadas com outro homem. No Ocidente tal prática evoca ideias de homossexualismo. E por aí vai. Todas essas coisas são formas de expressão cultural. Podem ser um insulto ou algo escandaloso para os de fora (que não fazem parte da cultura), mas não são necessariamente erradas para quem é daquela cultura. O fato é que nenhuma cultura é totalmente igual à outra e nenhuma cultura está acima da outra. João viu no céu povos de todas as tribos, raças, línguas e nações (grupos étnicos). Todas as culturas possuem elementos que precisam ser valorizados e outros que precisam ser transformados pelo Evangelho. Sendo a aparência pessoal é uma questão de expressão cultural, esta aparência também muda de acordo com a cultura. Pinturas na face e no corpo estão presentes em diversas culturas. Na Polinésia, os nativos usam a tatuagem para escrever sua história familiar no corpo. A tatuagem e o piercing no umbigo eram comuns no Antigo Egito. Alguns povos usam piercing, brincos e outras formas de alteração do corpo (body modification ou simplesmente bod mod). O problema é que o mundo está ficando pequeno. Estamos nos tornando cada vez mais uma aldeia global. Esta globalização faz com que certos costumes que antes só eram vistos em algumas culturas isoladas e lugares remotos da terra, comecem a se tornar moda em todo o mundo. A tatuagem de henna é uma exemplo recente desta realidade. E quem são os responsáveis pelo lançamento da moda em nosso mundo dominado pela MTV e Internet? São os artistas, músicos e cantores. São eles quem fazem a moda. Foram os Beatles que popularizaram os costumes orientais no Ocidente. A popularização do piercing foi em 1993 com o vídeo clip "Cryin", do Aerosmith, onde Alicia Silverstone apareceu com um piercing no umbigo. Uma banda de rock, uma balada romântica, uma jovem atriz linda. Elementos essenciais para fazer a moda pop ou cultura pop, que nada mais é do que uma mistura de culturas e costumes do mundo pós-moderno. Leornard Sweet, professor metodista e um dos mais interessantes pensadores cristãos de nossa época, comenta sobre tatuagens e piercings em seu e-book recente The Dawn Mistaken For Dusk. Ele diz que a razão pela qual "bod mod" é o assunto no 1 nas listas de discussões e bate-papos de jovens cristãos com menos de 20 anos nos EUA é que isso faz parte da cultura jovem pós-moderna atual (e quase global), uma cultura onde a imagem é altamente valorizada. A ironia disso tudo é que cirurgias plásticas e implante de silicone são coisas cada vez mais aceitas pelos cristãos modernos. Tem personalidades famosas do mundo evangélico brasileiro com o corpo siliconado. Todavia, como diz Sweet, "Cirurgia plástica é uma forma severa de alteração do corpo. Isto é aceito, mas brincos e tatuagens, não são?" Os que defendem o uso de piercing, citam texto na bíblia como na história de Eliezer que deu a Rebeca uma argola de seis gramas de ouro para ser colocada no nariz (piercing?) e, após fazer isto, ajoelhou-se para adorar a Deus (Gn.24.22,47). Os que defendem dizem que se o primeiro ato fosse pecado ou considerado pagão, então Eliezer não teria adorado a Deus em seguida. E acrescentam que no livro de Êxodo, percebemos que as mulheres dos hebreus usavam brincos e argolas, os quais foram oferecidos como oferta dedicada ao Senhor para a construção do Tabernáculo. Novamente, acham que Deus não aceitaria de seu povo ofertas que representassem costumes pagãos. E mais o texto mais intrigante se encontra em Ezequiel 16, onde o próprio Deus diz que adornou Jerusalém com jóias, pulseiras, colares, argolas para o nariz e brincos para as orelhas. Ao que parece, tais adornos não eram uma ofensa ao Senhor.

OS PIERCINGS DENOTAM ESCRAVIDÃO, SUBMISSÃO E DOMINAÇÃO ESPIRITUAL
Uma vez que a Bíblia parece não condenar o uso de piercing, por quê deveríamos nós? Nosso desafio não é condenar, mas orientar as pessoas (principalmente os jovens) para os riscos que existem em fazer estas coisas sem uma orientação profissional e cuidados de higiene e saúde. A pessoa está consciente dos riscos de inflamação, doenças contagiosas e "efeitos colaterais" diante da sociedade? Está consciente de que algumas alterações são irreversíveis e, mesmo diante da possibilidade de reversão, podem deixar marcas para o resto da vida? Mais ainda, precisamos falar sobre questões de identidade, valor pessoal e autoimagem. Pois são estas as questões mais importantes para quem está considerando qualquer forma de alteração do corpo, seja uma plástica no nariz, implantar silicone nos seios, colocar um piercing ou fazer uma tatuagem. Mas os que denunciam tal prática, explicam inclusive os significados dos Piercings nas partes do corpo mais comumente utilizadas para sua colocação e seu reflexo no mundo espiritual, visto que as partes do corpo citadas abaixo têm uma influência muito grande na vida das pessoas, na área da fala, visão, gestação, sexualidade, sensualidade e outras, além de denotarem os chamados locais de contatos com o mundo espiritual. segundo estudos feitos por especialistas em batalha espiritual e libertação, estes são os significados:
1. O Piercing colocado no NARIZ significa DOMÍNIO e seu sentido no mundo espiritual é uma distorção do caráter e um direcionamento que causam rebeldia e uma autoconfiança muito exacerbada.
2. O Piercing nas SOBRANCELHAS dá vazão para um APRISIONAMENTO DA MENTE, causando um bloqueio na mente de quem os usa. Para essas pessoas nada tem grande importância principalmente na vida espiritual.
3. O Piercing nas ORELHAS significa APRISIONAMENTOS EM ÁREAS ESPECÍFICAS do corpo.
4. O Piercing no UMBIGO. Um dos piercings que estão mais na "moda" é colocado no umbigo. Este está na área destinada a ALIMENTAÇÃO. Serve como um local de canalização de espíritos satânicos no corpo de quem os usa. Ele representa a exposição do corpo, visto que as pessoas que os usam gostam de deixá-los à mostra.
5. O Piercing nos LÁBIOS, significa um DOMÍNIO NA FALA; assim como o que é colocado na gengiva. As pessoas que os usam estão propensas a ter insegurança nessa área, dificuldades para uma boa comunicação, etc. Seu significado na vida dessas pessoas é como de um cabresto e pode ser representado na forma de gagueira. A diferença entre o colocado nos lábios e o que é colocado na gengiva, é que o segundo representa a LUXÚRIA.
6. O Piercing nos órgãos genitais traz como significa principal a PROSTITUIÇÃO. Ele pode causar um estímulo intrauterino para atuação de espíritos nessa área causando esterilidade e outros problemas nas mulheres e, também, nos homens. Ele trás uma atuação na área da prostituição na vida das pessoas que o utilizam. Os que denunciam, afirmam que nem sempre as pessoas com esses tipos de piercings estarão manifestando esses sintomas que foram ditos. Não, nem sempre. Mas no mundo espiritual elas estão aprisionadas de alguma forma por essas marcas que elas carregam no corpo. Pois está escrito que "Não farão os sacerdotes calva na cabeça, e não raparão os cantos da barba, nem farão lacerações na sua carne". (Levítico 21:5.) E também: "Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor." (Levítico 19:28.).

O VELHO TESTAMENTO AINDA ESTÁ EM PLENO VIGOR, E PROÍBE TODA PERFURAÇÃO E TATUAGEM DE CORPOS
Em Levítico 19:28 a Bíblia nos adverte contra o nós mesmos fazermos ou mandarmos fazer cortes ou perfurações em nossa carne. “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR.”.
Embora esta proibição seja mais especificamente contra o se cortar e o se fazer perfurações e marcas por causa de mortos, em sinal de luto no enterro ou depois dele, todos entendemos que tal proibição também se aplica a situações outras de rebeldia contra Deus, tais como o se fazer perfuração ou tatuagem por vaidade/ por desprezo a obedecer e agradar somente a Deus/ por superstição/ por paganismo/ por idolatria/ por querermos nos identificar com a moda do mundo. Por outro lado, todos entendemos que tal proibição não se aplica a injeções, nem a cirurgias, nem as outras atividades benéficas da Medicina e da Odontologia. Muitos dos nossos jovens que se tatuam (colocam "tattoos") e perfuram seus corpos ("piercing" seus corpos para pendurarem argolas e anéis) não compreendem que aquilo que estão fazendo tem suas raízes na feitiçaria e nas práticas das mais grosseiras e terríveis das religiões do paganismo. Aqueles de nós que viajaram extensamente pelas partes mais atrasadas e tenebrosas do mundo têm visto os corpos daqueles que não somente perfuraram e tatuaram seus corpos, mas foram um passo além, realmente mutilando seus corpos. É repulsivo ver alguém deformar o corpo que o Senhor fez em perfeição. O Senhor nos adverte em 1Coríntios 6:19-20. “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (ACF). Se nós devemos glorificar a Deus em nossos corpos, como é possível que as perfurações dos nossos corpos glorifiquem a Cristo? Em 1Reis capítulo 18 encontramos a história de Elias contestando os profetas maus de Baal (um deus falso daqueles dias, cujos seguidores praticavam feitiçaria). Os profetas de Baal forçaram a si mesmos até se porem em um frenesi que tentava conseguir com que o deus deles, Baal, mostrasse ser mais poderoso do que o Deus verdadeiro e vivo. Ao contrário, o Deus de Elias provou ser Ele o único Deus verdadeiro. Durante o frenesi dos adoradores de Baal eles começaram a mutilar e desfigurar seus corpos conforme nós vemos a partir das Escrituras em 1Reis 18:28. Uma outra Escritura que nos adverte para não desfigurarmos nossos corpos é Deuteronômio 14:1. A expressão "por causa de algum morto" se refere a um rito de feitiçaria feito enquanto algumas pessoas choravam ou recordavam seus mortos. Portanto, o corte, a perfuração e a tatuagem têm sua origem em práticas de feitiçaria. Gênesis 35:2-4 (ordem de Jacó à sua família e servos) revela uma conexão entre deuses pagãos e brincos de argola para as orelhas. Brincos de argola para orelhas nem sempre são pecaminosos: Não há nenhuma conotação má com a palavra "nexem" em Gen 24:22,30,47 (presentes para Raquel); Ex 35:22; Jó 42:11; Pr 11:22; 25:12. Há em Gn 35:4; Ex 32:2,3; Ez 26:12; Os 2:13. É incerto em Juízes 8:24,25,25; Is 3:21. Já em Deut 15:16-17 fala de algo completamente diferente: um escravo deixando sua orelha ser furada em sinal que queria ficar para sempre como escravo de seu amo). Talvez uma Escritura mais conhecida que tem a ver com brincos de argola para as orelhas é o registro dos filhos do povo de Israel que caem em rebelião e que adoram o bezerro de ouro enquanto Moisés estava lá em cima, no monte, com Deus, recebendo os dez mandamentos. Aqui nós descobrimos que eles tomaram de seus brincos de argola para as orelhas e os jogaram no fogo e deles fizeram um ídolo de ouro, o que desagradou extremamente ao Senhor. Leiamos Êxodo 32:2-3. Há um verso específico no Velho Testamento que usa a palavra hebraica "lachash," que é uma palavra associada especificamente com a feitiçaria. Aqui, a jóia é usada como um amuleto para se lançar um feitiço.Isaías 3:18-23: Tudo isto, acima visto, é o que o faz a tatuagem e a perfuração dos corpos serem espiritualmente perigosas para as pessoas. As pessoas que não compreendem isto abrem a porta para o ataque de Satanás porque têm uma marca ou uma abertura que permite a entrada inimiga em suas vidas. Hoje esta prática está crescendo por causa das religiões falsas e da influência pagã se infiltrando na igreja.
Muitos de nossos jovens estão começando a fazer perfurações no corpo e tatuagem como um espírito de rebelião contra o conselho dos seus pais. Muitos homens estão usando também brincos de argola para as orelhas para fazer uma indicação de sua rebelião mostrando que são "machos" (e não ligam para os que os outros pensam) ou homossexuais (e não ligam para o que os homens e mesmo Deus pensam disso). O fato que a juventude de nossos dias está desprezando e se rebelando contra seus pais é muito desagradável ao Senhor, uma vez que um dos Seus dez mandamentos na Bíblia é honrar nossos pais. Demos ouvidos a Deus em Êxodo 20:12 “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.” (ACF) e em Colossenses 3:20 “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.”. Aqui está um desafio para seu bem: Quem pode provar que todos os versos que já usamos não se aplicam como estão escritos, ou não se aplicam completa e literalmente hoje? Tem certeza? Certeza mesmo? Então, vamos pelo lado da segurança para nossas almas e de agradar a Deus. Alguns se queixam e se rebelam contra o que dissemos (melhor dizendo, se rebelam contra o claro ensino da Bíblia)  e começam por dizer que a maioria das mulheres, hoje em dia na nossa sociedade, usa brincos de argola nas orelhas e, depois, eles tentam usar isto como uma desculpa para as bizarras e grosseiras perfurações no corpo que esses rebeldes ostentam. Ora, o Senhor sempre julga o que nós fazemos, e faz isto com base nos nossos motivos e enquanto olha no nosso coração. É um motivo diferente quando as mulheres usam brincos de argola nas orelhas perfuradas como um costume, sem a rebelião e o orgulho unidos a ele. Ademais, essa rebeldia dos adeptos do piercing seria pecado mesmo se as mulheres estivessem cheias de  vaidade inútil e orgulho sobre sua aparência. Lembre-se: Deus olha para as atitudes de nosso coração. De fato, a Bíblia fala de uma geração de mulheres que estarão vivas na vinda do Senhor e que serão julgadas severamente por causa de seus olhares impudentes (isto é, sem santo recato) e por causa de sua arrogância. Deixe-nos olhar outra vez para a profecia em Isaías 3:16-24. Nós estamos vivendo os dias de que a Bíblia fala em 2Timóteo 3:1-7.

TESTEMUNHO DE UMA EX-HINDU que hoje sabe muito bem que as perfurações e as tatuagens do corpo são uma forma de feitiçaria: "Eu sou da Malásia ... Na última sexta-feira, quando eu entrei numa sala de bate papo de GCN, eles estavam discutindo sobre a tatuagem e perfurações (piercings) (da língua). Um dos crentes havia dito a eles que era errado para crentes ter tatuagens. Como eu era, anteriormente, uma hindu, eu sei que a tatuagem é do Hinduismo e também da feitiçaria. Os Hindus também perfuram suas línguas com lanças pequenas e furam o corpo inteiro com pequenos ganchos e ficam em transe. Eu testemunhei isto pessoalmente. Mas louvado seja somente Deus, eu nunca fiz nada semelhante a qualquer um destes rituais mesmo quando eu era uma hindu. Louvado seja Deus, eu convenci alguns sobre o mal da tatuagem .... Karen " Eu, Hélio, se pudesse voltar atrás, daria plenos ouvidos aos versos da Bíblia (inclusive do Velho Testamento) que nos advertem contra piercing e contra tatuagem, e não teria permitido minhas duas filhas (Raquel e Sandra) terem suas orelhas perfuradas ainda na maternidade. E também teria fortemente aconselhado os pais a não permitirem o mesmo para minhas 4 netas (Rayssa, Jéssica, Danielle e Débora). Agora, oro a Deus que convença minha esposa e filhas e netas a não usarem brincos que passem através dos orifícios feitos em suas orelhas. Se você é daqueles que, sempre que contrariados pelo Velho Testamento, só aceitam o Novo Testamento, note que o Novo Testamento Estabelece Princípios Que, Hoje, PROÍBEM a perfuração e a tatuagem os corpos.

PRINCÍPIOS ORIUNDOS DO NOVO TESTAMENTO
Há quatro princípios que podemos aplicar, para determinar se a perfuração e a tatuagem dos nossos corpos são ou não são lícitas.

DEVEMOS GLORIFICAR A DEUS EM NOSSOS CORPOS (1Coríntios 6:19-20)
Temos que (indubitavelmente) exaltar Cristo em nossos corpos (Fl 1:20) “Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.”.
Nossa aparência exterior deve ser um (indisputado) público testemunho de piedade (dedicação a Deus) (2Co 1:12; 1Tm 2:2,10; 4:7-8; 6:11; 2Tm 3:12; 2Pe 3:11; cf. 1Co 11:1ss). “Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade,”.
Devemos fazer somente as coisas que são honoráveis e respeitáveis aos olhos de todos os (bons) homens (Rm 12:17; Fl 4:8), Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Obedecendo a Deus em tudo que fazemos (Atos 4:19; 5:29).
Não devemos nos engajar em comportamentos de luxúria e licenciosidade, comportamentos sensuais: (Rm 6:12; 1Jo 2:16; 2Co 12:20-21; Jd 1:4). “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;” “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.”
"Luxúria" é um fortíssimo (quase incontrolável) desejo para pecar.
"Licenciosidade" é a luxúria sem rédeas: excesso, ausência de restrições, indecência, e deliberadamente entregar-se totalmente ao pecado (entregar-se ao domínio pelos sentidos, entregar-se à sensualidade).
Não devemos nos engajar em comportamentos questionáveis (Rm 14:23; 1Thes 5:21-22). “Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.” “Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal.”
Temos que estar absolutamente certos (certos objetivamente! certos pela Bíblia!) de que a perfuração e a tatuagem do corpo são coisas lícitas, antes de nos engajarmos nestes comportamentos.

PERFURAÇÕES E TATUAGENS DO CORPO
Agora, deixem-nos aplicar estes quatro princípios para determinar se Deus nos autoriza ou não nos autoriza perfurar e tatuar nossos corpos.

PERFURAÇÕES DO CORPO DISCRETAS (E DE BOM GOSTO)
A perfuração discreta do corpo, tal como a perfuração de bom gosto que as mulheres fazem em suas orelhas, é considerada por toda a sociedade (brasileira, de hoje) como um adorno perfeitamente tolerável para mulheres crentes piedosas (dedicadas a Deus). Tal perfuração em si mesma não é associada com nenhum mal. Pelo menos enquanto e onde os brincos de argola nas orelhas não representam nem comunicam algo pecaminoso, as orelhas perfuradas (e as perfurações discretas do nariz em algumas outras culturas) são toleráveis para a mulher piedosa, e não trazem vergonha nenhuma ao nome de Deus. Conseqüentemente, no Brasil de hoje, orelhas femininas perfuradas discretamente e com bom gosto são toleradas pela Palavra de Deus.

PERFURAÇÕES DO CORPO QUE SÃO EXTRAVAGANTES, SENSUAIS- REBELDES
Por outro lado, uma significativamente grande parcela da sociedade brasileira de hoje acredita que as perfurações do corpo (à exceção das discretas perfurações de bom gosto das orelhas femininas) refletem um estilo de vida licencioso, insubordinado, desordenado, depravado e pervertido. Estas perfurações foram popularizadas na segunda metade do século XX por pessoas dentre a cultura pop conhecidas por seus pecaminosos, depravados, pervertidos estilos de vida. Por causa das conotações pecaminosas associadas com estas perfurações, este comportamento é questionável (IV), na melhor das hipóteses (Rom 14:23; 1Thes 5:21-22). Consequentemente, os (dedicados) filhos de Deus devem se abster destas perfurações, uma vez que elas:
Não glorificam a Deus (1Co 6:19-20).
Não exaltam a Cristo (Fl 1:20).
Não dão público testemunho de piedade (dedicação a Deus) (1Tim 2:2,10; 4:7-8; 6:11).
Não são honoráveis e respeitáveis à vista de todos os (bons) homens (Rm 12:17; Fl 4:8).
Muitas das perfurações são licenciosas, simbólicas de um estilo de vida licencioso, insubordinado, desordenado, depravado e pervertido (2Cor 12:20-21).

TATUAGENS
As tatuagens eram populares na primeira metade século XX, entre os militares e outros grupos, geralmente refletindo um estilo de vida de farras e orgias e bacanais. Mais tarde, os membros de quadrilhas e gangs, e os rappers, e algumas celebridades começaram a adotar tatuagens como um sinal de um estilo de vida licencioso. Por causa das conotações pecaminosas associadas com tatuagem, os cristãos devem também se abster deste comportamento, que é questionável na melhor das hipóteses (Rom 14:23; 1Thes 5:21-22) (IV).
Tatuagens da CRUZ (de Cristo):
Muitos jovens escreveram-me, acreditando que tatuagens são aprovadas por Deus se forem cruzes (ou peixes, etc.), porque as tais são emblemáticas de Cristo.
A tatuagem da cruz tem suas raízes no paganismo, antes de Cristo ter tomado corpo e nascido. Ela reflete os inimigos de Cristo, ao invés de refletir Cristo Ele mesmo.
Hoje, muitas tatuagens da cruz são representantes de religiões pagãs (e da idolatria do Catolicismo Romano), enquanto outras tatuagens foram criadas para representar Cristo e sua cruz. O significado atrás do tatuagem da cruz é frequentemente distorcido pelos que a vêm, é desconhecido a qualquer um exceto aquele que a usa.
Na melhor das hipóteses, usar uma tatuagem de cruz é um comportamento questionável que os cristãos devam evitar (Rom 14:23; 1Thes 5:21-22) (IV). Em resultado do tempo que eu gastei pesquisando tatuagens da cruz, vendo algumas das tatuagens da cruz que têm demônios por baixo delas, e vendo a vida de e alguns modelos que anunciam essas tatuagens de cruz, posso lhes garantir que elas não são algo que seja proveitoso para os filhos de Deus.
Que tal se eu tatuar ESCRITURAS no meu corpo?
Os cristãos devem se abster de cada aparência e forma do mal (1Ts 5:22). Consequentemente, nós devemos nos abster de todas as formas de tatuagem.
Por exemplo:
Ir "socialmente" a um bar, um local de se beber álcool, é errado, mesmo se eu (só beber refrigerantes) e enrolar um lenço ao redor de meu pescoço com um versículo da Bíblia escrito sobre ele.
Visitar "socialmente" uma casa da prostituição é errado, mesmo se eu (não me encantar com nenhuma prostituta) e enrolar um lenço ao redor de meu pescoço com um versículo da Bíblia escrito sobre ele.
Que tal se a minha tatuagem estiver em algum lugar que as pessoas não podem ver?
A tatuagem foi vista pela pessoa que a pôs lá, e por todos que conhecem muito bem aquele que a usa. Sobretudo, é vista pela pessoa que a usa em seu corpo. Não importa onde a tatuagem está sobre o corpo, não importa quem a vê, a mensagem é a mesma.
Na melhor das hipóteses, usar uma tatuagem escondida é um comportamento questionável que os cristãos devam evitar (Rom 14:23).

FALSAS PERFURAÇÕES E TATUAGENS DE BRINCADEIRA
(Não estamos falando de "Henna", que dão a mesma aparência do mal como as tatuagens reais)
Falsas perfurações e tatuagens, frequentemente associadas com crianças, são um outro assunto. Perto do final do século XX, estes brinquedos foram incluídos em balas, chicletes, etc., ou comprados muito baratos. Frequentemente refletem personagens engraçadas dos desenhos de cinema/ TV/ revistas em quadrinhos/ estórias infantis. Estas práticas incentivam as crianças para que no futuro venham a fazer tatuagens reais.

TATUAGENS PROVISÓRIAS CRESCERAM EM POPULARIDADE E SOFISTICAÇÃO, AGORA SENDO USADOS POR ADULTOS
Se um tatuagem provisória é lícito ou é ilícita, é determinado aplicando os princípios acima discutidos. Por exemplo, uma tatuagem provisória do inocente mascote de um inocente time esportivo (ou de inocente gincana ou qualquer inocente brincadeira sadia) da escola, ou uma inocente tatuagem provisória usada em uma brincadeira na reunião dos jovens da igreja na noite de sexta-feira e removida antes de se reunirem com todos os seus irmãos da igreja para adorar a Deus no domingo, é tolerável da parte de piedosos (dedicados a Deus) criança, adolescente ou jovem. Por outro lado, uma tatuagem provisória representando uma mulher vestida só de biquíni ou de um campeão de musculação, não dão público testemunho de piedade (dedicação a Deus) e desonram a Deus por causa da mensagem licenciosa expressa pela tatuagem.

NA MELHOR DAS HIPÓTESES, A PERFURAÇÃO E A TATUAGEM DO CORPO SÃO COMPORTAMENTOS QUESTIONÁVEIS
Alguém pode dizer que a cultura e a sociedade mudaram, e pode argumentar que a perfuração corpo e a tatuagem do corpo não mais têm, hoje, as conotações licenciosas e insubordinadas, desordenadas, depravadas e pervertidas que tinham alguns anos atrás. Pode argumentar que a opinião da sociedade sobre a perfuração e a tatuagem do corpo mudou.
Bem, é verdade que a sociedade muda e que os estilos mudam. Mas, hoje, o estilo de vida que os olhos de pelo menos alguns (bons) homens associam com a perfuração e com a tatuagem do corpo pelos jovens é o estilo de vida rebelde e licencioso. Cem anos no futuro, pode não mais o ser. Mas, por agora, a mensagem que uma pessoa emite pelo menos algumas pessoas, quando tatua e perfura seu corpo, é uma mensagem de piedade (dedicação ao Senhor) muito questionável. Um corpo perfurado ou tatuado ainda frequentemente associa a pessoa com a licenciosa cultura pop que continua a fazer estes comportamentos populares em nossa sociedade. Consequentemente, a perfuração do corpo (à exceção das discretas perfurações nas orelhas femininas) e tatuagem são, na melhor das hipóteses, comportamentos questionáveis. Isto é evidenciado em muitas maneiras, incluindo nas muitas perguntas que eu tenho recebido dos jovens a respeito deste tópico. Uma vez que os verdadeiros crentes não são permitidos se engajarem em comportamentos questionáveis, e uma vez que a perfuração do corpo (à exceção das discretas perfurações nas orelhas femininas) e a tatuagem do corpo são religiosamente questionadas por muitos em nossa sociedade, devemos concluir que a perfuração do corpo e a tatuagem do corpo devem ser evitadas pelos verdadeiros crentes (Rm 14:23; 1Ts. 5:21-22). Eles:
Não glorificam a Deus (1Co 6:19-20).
Não exaltam a Cristo (Fl 1:20)
Não dão público testemunho de piedade (dedicação a Deus) (1Tm 2:2,10; 4:7-8; 6:11).
Não são honoráveis e respeitáveis à vista de todos os (bons) homens (Rom 12:17; Fl 4:8).
Muitas perfurações e tatuagens são licenciosas, simbólicas de um estilo de vida insubmisso e licencioso, insubordinado, desordenado, depravado e pervertido (2Co 12:20-21).

NÃO FAÇA ALGO QUE VOCÊ LAMENTARÁ CADA VEZ MAIS, À MEDIDA QUE FOR ENVELHECENDO
Nesta seção, eu quero dar alguns conselhos práticos (não da Palavra de Deus) aos jovens que estão pensando sobre a perfuração e a tatuagem dos seus corpos.
Frequentemente surgem doenças como resultado da tatuagem e da perfuração do corpo: Doenças mortais transmitidas pelo sangue podem resultar de tatuagem e de perfuração do corpo (o HIV que causa o AIDS, a hepatite, o tétano, a tuberculose, etc.).
Um estudo pelo Dr. Bob Haley e pelo Dr. Paul Fischer descobriu que as tatuagens feitas em ambientes comerciais resultam em mais de duas vezes o número de infecções por hepatite C que decorrem do uso de drogas através de injeções. E as pessoas que foram tatuadas em uma sala comercial de tatuagem são nove vezes mais prováveis de infectar-se com a hepatite C do que alguém que não é tatuada.
Pessoalmente, eu conheço um homem que se tornou um verdadeiro crente mais tarde na sua vida, depois que foi tatuado. Agora ele está muito doente com hepatite. É difícil para ele apreciar a vida. Ele está miserável, sendo-lhe mesmo impossível trabalhar em certos dias.

TATUAGENS
Converse com algumas pessoas idosas que têm estado com tatuagens desde que eram novas. Com muito cuidado para não as ofenderem, olhe bem para a tatuagem e observe que ela está desvanecida e não parece tão bem quanto uma tatuagem nova. Tente imaginar uma tatuagem em você, quando você for velho. Como ela parecerá quando ela estiver desvanecida e sua pele estiver esticada e desgastada?
Pergunte à pessoa idosa, "Se você fosse novo outra vez, e você estivesse pensando sobre fazer uma tatuagem, você a faria?" Muitos dir-lhe-ão "Não." Algumas mesmo lhe dirão que desejam que suas tatuagens pudessem ser tiradas fora.

AS PERFURAÇÕES DO CORPO
A perfuração do corpo é um comportamento muito novo no mundo desenvolvido, assim eu duvido que você pode falar com pessoas idosas que tiveram partes de seus corpos perfuradas por cinquenta anos. Mas, você pode olhar retratos dos povos nas nações do terceiro mundo (como os índios botocudos do Brasil) que praticaram a perfuração do corpo por gerações e gerações. Nos retratos, olhe para a pele esticada e desgastada das pessoas velhas e observe que as perfurações se desfiguraram, em conseqüência de sua pele que torna-se velha e afundada e pendurada. Imagine como é que seu corpo perfurado parecerá em seus anos idosos, quando sua pele for esticada e estiver afundada e pendurada em resultado dos trabalhos de parto ou da perda do tônus muscular. Pergunte-se, "Como eu parecerei com perfurações do meu corpo frouxas e cedendo e penduradas, quando eu tiver oitenta anos de idade?”.

PERFURAÇÕES E TATUAGENS DO CORPO SÃO PERMANENTES
Antes de fazer uma mudança permanente em seu corpo, esteja certo de que é algo com que você quer viver para sempre.
Olhe retratos de seus pais e avós quando eram de sua idade. Seus estilos do cabelo e da roupa eram muito diferentes quando eram jovens. Como seus pais e avós se sentiriam se tivessem que usar os mesmos estilos hoje, que usaram há vinte ou quarenta ou mais anos atrás? Esta é a maneira que você pode sentir quando a perfuração do corpo e tatuagem saírem de moda. Na maioria dos casos, as tatuagens e as perfurações do corpo são permanentes. Doutores dizem que remoções de tatuagem estão se tornando mais comuns:
No dia 30 de novembro de 2003, uma história escrita por Michael Monte foi publicada pela The Times-Enterprise em Thomasville, Geórgia, USA. O título deste artigo é "Doutores Dizem Que Remoção De Tatuagem Está Se Tornando Mais Comum". Este artigo revela que mais e mais pessoas que têm tatuagens estão decidindo removê-las. Abaixo estão três citações do artigo, que todos devem ler antes que se deixem tatuar: Três anos atrás, Alexandra Baker decidiu que era hora de se livrar da aranha (tatuada) em seu tornozelo. A tatuagem foi perfurada e pintada enquanto Alexandra cursava a universidade -  uma das sete (tatuagens) em seu corpo. Mas a aparência externa da Baker mudou um tanto. A aranha é algo que ela deseja esconder e não exibir. Assim, ela está retirando (a aranha) juntamente com duas fadas pequenas (tatuadas) em seu tórax. "Eu não posso tolerá-los mais," disse Baker, que vive em Hudson Valley, estado de New York. "Esta (horrível aranha) é exatamente aquilo que eu quero que não apareça mais em mim." (Times-Enterprise, Nov.-20-2003, Albany, NY, Associated Press). "Há um número de pessoas que fez isto (tatuagem e/ou piercing) e que disseram: 'Puxa, isto não é o que eu quero.' O que realmente parece importante aos 17 ou 20 anos pode não parecer assim tão importante aos 30," disse o Dr. Brian Kinney, um cirurgião plástico de Los Angeles e porta voz da Sociedade Americana De Cirurgia Plástica E Estética. (Times-Enterprise, Nov-20-2003, Albany, NY, Associated Press).
Profissionais (desde os artistas que criam tatuagens até os doutores que as removem) dizem que a melhor estratégia é, em primeiro lugar, não deixar fazer em si tatuagens sem pensar no futuro. O conselho deles: Pense. (Por exemplo:) Daqui a uma década, você tem certeza de que ainda gostará de ter, espalhadas em suas costas, as iniciais da fraternidade de que você faz parte (na universidade)? (Times-Enterprise, Nov-20-2003, Albany, NY, Associated Press).
Este artigo enfatiza que as profissões que cuidam da saúde estão tentando desenvolver novos métodos da remoção de tatuagem. Mas, presentemente, não temos um método que remova totalmente uma tatuagem. E os métodos comuns de remoção de tatuagem são frequentemente (falhos), dolorosos e caros.

POSSO EU SER SALVO, MESMO QUE TENHA DESONRADO DEUS EM MEU CORPO?
Finalmente, nós faremos a pergunta, "Posso eu ser salvo se já perfurei e tatuei meu corpo de modos que desonram Deus?" A resposta é, "Sim." Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm 3:23). Todos que querem virar as costas ao pecado e se voltarem para Deus têm que se arrepender e obedecer a Jesus (Luc 13:3, 5; Heb 5:9) “Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.”  “Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.” “E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;” (ACF). Uma pessoa que adornou seu corpo com piercings ou tatuagem, desonrando Deus, desfará (tanto quanto é razoavelmente possível) os piercings e as tatuagens que a impedem de glorificar Deus em seu corpo, especialmente aquelas que são visíveis a outros. E eles, também, podem estar seguros de que são salvos de seus pecados.
É importante que esqueçamos o que fica para trás e nos estendamos na direção que se encontra adiante, não importam os pecados de nosso passado (Filipenses 3:12-14). “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”.
Devemos olhar para o futuro e glorificar a Deus durante todos os dias que nos restam aqui na terra. Quer você tenha pecado por desonrar a Deus com tatuagens e com piercings no seu corpo, quer você tenha pecado em alguma coisa mais, você pode ser salvo obedecendo a Jesus (Hb 5:9), “E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;”.

CONCLUSÃO
O SENHOR JESUS CRISTO É O NOSSO GRANDE LIBERTADOR
Devemos levar em conta que muita coisa que era considerada possessão demoníaca no primeiro século, hoje é entendida corretamente como enfermidade psicológica. Mas, o aumento das atividades ligadas à prática da idolatria, feitiçaria e ocultismo, assim como a aceitação da existência e adoração de Satanás (o adversário), devem fazer com que fiquemos alertas quanto aos perigos do Satanismo.
Nós, evangélicos pregamos que a libertação da sujeição aos demônios envolve a confissão de fé do indivíduo em Cristo como Senhor e Salvador, a confissão e o arrependimento por seu envolvimento com a prática da idolatria, feitiçaria e ocultismo e o recebimento da libertação que se pode achar em Cristo. É importante entender que “a ênfase dada à libertação da possessão através do poder operante do Senhor Jesus Cristo deve ser coerente com os ensinamentos do Novo Testamento e não refletir, de modo algum, os abusos e superstições associados com a Idade Média” (S. E. McClelland, Demônio e possessão demoníaca, in Walter A Elwell, Enciclopédia Histórico Teológica da Igreja Cristã, SP, EVN, 1993, pp.405-408).
“Tornou, pois Jesus a dizer-lhes: Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão (o diabo) não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. Ora o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido” (João 10:7-14).
A Bíblia Sagrada nos afirma: “Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor." Levítico 19:28.
Pelo contexto dos textos sagrados de Levítico 19:28 e Deuteronômio 14:1,2 podemos compreender que os golpes e marcas no corpo tinham relações com rituais pagãos que envolviam a memória de mortos, faziam parte da identificação e vinculação da pessoa com crenças em deuses e rituais pagãos e eram uma violência praticada contra o próprio corpo.
Estas marcas põem ser também os piercings, que são colocados para exibição nas partes do corpo humano.
Assim, não é recomendável que o ser humano marque seu corpo com tatuagens, pois o seu corpo é o templo do Espírito Santo. 1Coríntios 6:19,20.
"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus."
Na tatuagem, o dragão, preferência absoluta entre os jovens, testemunha o desejo de autoafirmação.
Porém, o dragão na Bíblia simboliza Satanás. Veja Apocalipse 12:9; 20:2 
"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele."
"E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos."
Os cristãos devem, portanto ouvir as recomendações divinas que estão registradas na Bíblia e procurar em tudo obedecer a Cristo e seguir o Seu exemplo, desligando-se de tudo no mundo que não é edificante.
A recomendação expressa do Espírito Santo através do apóstolo Paulo, homem experiente escreve o seguinte texto inspirado: "Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." 1Coríntios 10:23.
"Rogo-vos, pois, irmãos, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:1,2.
"Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus." 1 Coríntios 10:32.
"Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado." 2Coríntios 6:3.
Embora não seja o ideal, muitas pessoas hoje em dia estão se tatuando. E, de forma alguma, devemos generalizar e dizer que toda a pessoa tatuada está distante do Senhor Jesus.
Se você possui uma tatuagem não pense que não pode aproximar-se de Deus por causa disto. Deus é um Pai misericordioso. Ele ama você independentemente do seu passado. O que importa é o seu presente e o que será no futuro.
O Senhor Jesus nos convida a virmos como estamos, mas precisamos evitar o pecado. Deus não leva em conta os tempos da incredulidade e da ignorância.
Também não devemos concluir que por uma pessoa ter uma tatuagem ela não possa receber os favores de Deus de amor, perdão e direção. Como diz outro texto: "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." 2 Pedro 3:9.
Sempre existe esperança de salvação para todos os que antes não conheciam a Verdade e o Caminho. Cristo, em seu ato de amor, morreu e pagou pelos pecados de todos. Assim, uma pessoa que era assassina antes, mas conheceu a Cristo, se arrependeu e mudou de caminho, está salva, pois Cristo já pagou o preço de todos os assassinatos que esta pessoa cometeu. Na Bíblia temos várias histórias assim, sendo uma das principais a história do rei Manassés, que foi um dos piores reis de Israel e que só se arrependeu quando perdeu tudo que tinha. Até seus filhos ele queimou no fogo. Imagina! Você acha que teria salvação pra alguém assim? Mas teve. Deus o perdoou quando ele reconheceu que estava errado e se arrependeu.
Deus se importa com a nossa saúde física e aparência. Mas Ele Se importa muita mais com o nosso coração. Veja o que Deus disse a Samuel por ocasião da escolha do rei Davi para substituir Saul.
“Mas o SENHOR disse: Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração.” 1 Samuel 16:7 NTLH.
Se você fez uma tatuagem motivado pela ligação com algum ídolo, alguma pesseo ou falso deus, peça perdão, renuncie ao seu pacto anterior e decida servir ao verdadeiro Deus. O Criador não rejeita nenhum dos seus filhos que vêm à Ele com sinceridade.
“Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” João 6:37 RA
O importante é você decidir daqui para frente ser fiel ao único Deus verdadeiro e fazer a Sua vontade.
 “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” Josué 24:15
Se você já nasceu de novo e nunca usou piercings ou nunca se tatuou, evite tais práticas.Não queira tomar a forma do mundo. Assuma a sua verdadeira identidade como filho de Deus, com o seu testemunho pessoal, inverso aos ditames das modas mundanas.
Se você se arrependeu de ter colocado uma tatuagem, quando ainda era incrédulo, não se desespere. Tenha a certeza de que Deus lhe ama de igual forma e não é uma tatuagem que vai fazer com que Deus olhe você de outra maneira. Isto foi uma das marcas do seu passado que foi cravado na cruz do Calvário. O fato de você ter uma tatuagem não irá impedir a sua entrada no reino de Deus.
O Senhor Jesus nos prometeu uma nova vida e um novo corpo, mas glorificado, à sua semelhança. Assim, alguém que perdeu um braço ou uma perna, ou não teve visão nesta vida, terá um corpo perfeito na Nova Terra. Isso também resolverá o problema de quem tem tatuagem. De qualquer modo, sempre haverá a esperança de salvação.
O Senhor Jesus quer mudar o interior de todos nós antes de Sua volta. Depois tudo que for exterior será facilmente mudado pelo Senhor. Amém.

Pesquisa realizada pelo Apóstolo Josué Campos Macedo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.