CONVENÇÃO ECLESIÁSTICA INTERNACIONAL
CONADIC
AS ÉPOCAS
HISTÓRICAS DA IGREJA CRISTÃ ATRAVÉS DAS PROFECIAS PARA AS SETE IGREJAS DA ÁSIA
Apóstolo Dr.
Josué Campos Macedo
Diretor Geral de
Cursos Estudos e Pesquisas da CONADIC
|
DIRETOR
GERAL PRESIDENTE DA CONADIC
APÓSTOLO DR. ELVIS DE ASSIS
Com o Senhor Jesus Cristo glorificado tendo subido
à glória dos Céus e com a descida do Espírito Santo, começa o período da
Igreja. Existiram sete Igrejas na Ásia Menor, hoje atual Turquia, que tiveram
características diferentes umas das outras. As Igrejas são: ÉFESO, ESMIRNA,
PÉRGAMO, TIATIRA, SARDES, FILADÉLFIA e LAODICÉIA.
Cada uma das sete cartas que o Senhor Jesus Cristo
mandou que o Apóstolo João, O Evangelista, que escreveu o Evangelho e as três
Cartas Gerais, escrevesse às Igrejas da Ásia, são dirigidas ao “anjo da
igreja”, ou seja, ao Ministro de Deus, Líder e Pastor de cada igreja local, e
consequentemente ao povo da igreja naquela cidade.
“Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e
ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o
derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que
estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a
Filadélfia, e a Laodicéia.
Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e
as que depois destas hão de acontecer; “. (Ap. 1:10,11,19).
Estas sete Igrejas, na providência de Deus, nos
fornecem um modelo de todas as igrejas, de todas as épocas, e, portanto, são
representativas.
As características daquelas igrejas são, pois
encontradas em sete fases distintas de toda história da igreja na Terra; desde
o Pentecostes até a volta Senhor Jesus Cristo à Terra. Assim como para aquelas
cidades, as cartas contem elogios e repreensões para estas épocas da igreja através
dos séculos.
As sete igrejas também simbolizam 07 tipos de
Igrejas escatológicas encontradas nos últimos dias.
Muito mais além do que a própria narrativa
histórica destas sete igrejas da Ásia, descrita no Livro do Apocalipse, pois
este Livro Sagrado foi dedicado a estas Igrejas, precisamos observar que há um
contexto forte de profecia do próprio Senhor Jesus Cristo em relação à sua
Igreja ao longo dos tempos.
Quando dividimos a História humana nas épocas da
Igreja, conforme Apocalipse 2 e 3, conseguimos ver que cada parte da história
predomina uma características que se relaciona com uma das Igrejas encontradas
na Ásia Menor.
Para cada igreja o Senhor Jesus Cristo se revela
com uma das características da visão de Cristo Glorificado, como sendo aquele
que tem a resposta para a necessidade daquela igreja.
1. A
IGREJA EM ÉFESO: IGREJA AUTÊNTICA, APOSTÓLICA 30 A 100 D.C.
Seu nome significa desejável, sua localização era
um ponto importante tanto militar como comercial.
Éfeso era a maior cidade da costa oeste da Ásia
Menor. Como um centro de comércio marítimo e rodoviário da região, Éfeso era
uma próspera comunidade urbana. No final do primeiro século D.C. era a quarta
maior cidade do Império Romano. Os romanos fizeram de Éfeso o centro
administrativo da província da Ásia. O governador e outros oficiais de Roma
entravam na província através do porto e conduziam muitos dos seus negócios na
cidade. Renomados santuários religiosos, como o espaçoso teatro, e elegantes
prédios públicos deram a Éfeso uma lugar integral na vida cultural de toda
região.
Éfeso (em grego clássico: Ἔφεσος; em latim:
Ephesus; em turco: Efes) foi uma cidade greco-romana da Antiguidade situada na
costa ocidental da Ásia Menor, próxima à atual Selçuk, província de Esmirna, na
Turquia. Foi uma das doze cidades da Liga Jônia durante o período clássico
grego. Durante o período romano, foi por muitos anos a segunda maior cidade do
Império Romano, apenas atrás de Roma, a capital do império. Tinha uma população
de 250000 habitantes no século I a.C., o que também fazia dela a segunda maior
cidade do mundo na época.
A cidade era célebre pelo Templo de Ártemis,
construído por volta de 550 a.C., uma das Sete Maravilhas do Mundo. O templo
foi destruído, juntamente com muitos outros edifícios, em 401 d.C. por uma
multidão liderada por São João Crisóstomo. O imperador Constantino I
reconstruiu boa parte da cidade e ergueu novos banhos públicos, porém a cidade
foi novamente destruída parcialmente por um terremoto, em 614.
A importância da cidade como centro comercial
diminuiu à medida que o seu porto começou a ser assoreado pelo rio Caístro
(Küçük Menderes, em turco).
Éfeso foi uma das Sete Igrejas da Ásia citadas no
livro bíblico do Apocalipse. O Evangelho de São João pode ter sido escrito na
cidade, onde também se encontra um grande cemitério de gladiadores.
O sítio arqueológico encontra-se a três quilômetros
a sudoeste da cidade de Selçuk, no distrito homônimo da província de Esmirna.
As ruínas de Éfeso são um importante ponto turístico internacional da região,
que é servida pelo Aeroporto Adnan Menderes e pelo porto de Kuşadası.
Na metade do primeiro século D.C., Paulo trabalhou
em Éfeso por diversos anos.
Para a igreja ortodoxa e sempre esforçada em Éfeso,
Cristo é aquele que tem as igrejas na sua mão direita, isto é, que lhe sustenta
a obra. A CIDADE - A cidade de Éfeso era a principal cidade da província romana
chamada Ásia, do tamanho do estado do Ceará, nela estava situado o templo da
deusa Diana, considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, e orgulho dos
efésios, também segundo uma lenda, a cidade era a guardiã da estátua de Júpiter
que caíra do céu. “O escrivão da cidade, tendo apaziguado o povo, disse: Senhores,
efésios: quem, porventura, não sabeis que a cidade de Éfeso é a guardiã do
templo da grande Diana e da imagem que caiu de Júpiter? ” (At. 19:35).
O templo de Júpiter, no entanto, ficava em frente a cidade de Listra. (At.
14:13).
Era uma cidade envolvida em ocultismo e magia
negra, porém ali o apóstolo Paulo fundou a igreja autêntica. O próprio apóstolo
João escolheu Éfeso como centro de seu trabalho na Ásia, e Maria, mãe do Senhor
Jesus, como passara a morar com o apóstolo João após a crucificação,
possivelmente viveu Éfeso os últimos dias de sua vida. Atualmente a cidade de Éfeso
é só ruínas.
QUALIDADES:
-Era autêntica e ensinava a doutrina verdadeira
-Era uma igreja de muito trabalho e esforço
-Tinha paciência e perseverança
-Pôs a prova os maus crentes
-Sofreu mas não se cansou
-Não permitiu os maus na comunhão da igreja.
-Odeia as obras dos nicolaítas – Seita fundada por
Nicolau de Antioquia, infiltrada na igreja de Éfeso e Pérgamo, que procurava
entrar em compromisso com o paganismo, a fim de permitir que os cristãos
participassem em algumas das atividades sociais e religiosas da sociedade. O
termo “nicolaítas” pode ser uma forma helenizada de Balaão, sendo assim, as
duas seitas citadas podem ser a mesma.
DEFEITO:
- Deixou o primeiro amor. – Cuidou da doutrina e da
disciplina, mas esqueceu as primeiras obras.
CONSEQUÊNCIAS:
- Virei em breve quando não esperas
- Tirarei do teu lugar o teu castiçal
CONSELHOS:
- Lembra de onde caístes. – Esta era a igreja dos
apóstolos, que começou no dia do Pentecostes, uma igreja que nasceu com
milagres e avivamento, mas com o passar do tempo foi perdendo o seu poder e se
tornou uma igreja ortodoxa e sem amor, que punia severamente aqueles que
falhavam.
- Arrepende-te – Este mesmo conselho consta em
outras cartas do Senhor às igrejas.
- Pratica as primeiras obras - Este aviso dado a
igreja de Éfeso, tem sido um alerta para cada cristão zeloso, que procura andar
com Deus. Sempre procurar retornar ao primeiro amor, retomar as primeiras obras
e buscar o reavivamento antes que esfrie e se torne um crente sem vida.
RECOMPENSA:
Ao vencedor … árvore da vida … paraíso de Deus: A
recompensa aguarda os vencedores que perseveram no amor e na verdade. Aqueles
que desistem, abandonando para sempre o seu amor, não receberão o galardão.
Jesus descreve a comunhão com Deus em termos que nos lembram do jardim do Éden.
Por causa do pecado, o homem foi expulso do jardim em que Deus andava (Gênesis
3:22-24,8). Aqueles que andam com Deus têm a esperança da vida no paraíso do
Senhor.
2. A
IGREJA EM ESMIRNA: Mirra
(latim) IGREJA PERSEGUIDA, ATRIBULADA
100 A 313 D.C.
Esmirna (em turco: İzmir; em grego: Σμύρνη;
transl.: Smýrni; também conhecida noutras línguas como Smyrna e Smirne) é uma
cidade do sudoeste da Turquia situada na Região do Egeu. É capital da área
metropolitana (büyükşehir belediyesi) e da província homônima. Em 2012, a
população da área metropolitana era 3 366947 habitantes, o que faz dela a
terceira maior cidade da Turquia, a seguir a Istambul e Ancara. No mesmo ano, o
distrito de İzmir propriamente dito tinha 76598 habitantes, dos quais 59214 no que
é considerado o centro urbano (merkez). A altitude média da cidade é de 30m.
De acordo com estudos etimológicos sobre Esmirna, a
palavra Smyrne, em grego, significa uma especiaria que em língua portuguesa se
traduz como Mirra, ou seja Smyrne = Mirra.
Esmirna era a principal cidade que disputava com
Éfeso e Pérgamo a fama de ser chamada de maior cidade da Ásia. Ruas e edifícios
se estendiam através do litoral que circundava as montanhas. Fontes emanavam
com águas do aqueduto da cidade. Um teatro ficava numa das áreas mais altas da
cidade e de lá se contemplava a parte mais baixa da cidade. Esmirna reivindica
o título de berço do poeta Homero e construiu um relicário em sua honra. Uma
biblioteca, ginásios, termas e um estádio contribuíam para a vida cultural de
Esmirna. A cidade atraiu oradores, como Apolônio de Tiana no primeiro século, e
outros renomados, no segundo século.
Para a igreja atribulada em Esmirna, na véspera de
martírio, o Senhor Jesus apresenta-se como aquele que havia experimentado a
perseguição, até mesmo a morte e havia vencido.
Das sete, esta é a única cidade que permanece até
hoje com a grandeza que tinha no tempo de João. Atualmente chama-se Izmir e é a
maior cidade da Turquia Asiática. Esmirna era o centro do ministério e o lugar
do martírio de Policarpo, que fora separado para o episcopado pelo apóstolo
João. A carta a esta igreja é a mais resumida das sete e não contem nenhuma
repreensão.
MENSAGEM:
- Eu sei as tuas obras
- Sei das tuas tribulações
- Conheço a tua pobreza, mas tu és rico
- Não temas as coisas que hás de padecer
- O diabo lançará alguns na prisão
- Terás uma tribulação de dez dias
- Sê fiel até a morte
O período da Igreja de Esmirna foi o tempo dos
mártires. Os cristãos eram perseguidos e mortos, jogados nas arenas de leões,
crucificados ou queimados em fogueiras.
O DESTINO
DOS APÓSTOLOS:
Todos os apóstolos que andavam com o Senhor Jesus
morreram como mártires, com exceção de dois: Judas Iscariotes, que traiu Jesus
e acabou se enforcando, e João, que após ser exilado na ilha de Patmos, obteve
a liberdade e morreu de morte natural. Com os demais apóstolos ocorreu o
seguinte:
Paulo - Não era apóstolo oficialmente, foi
considerado apóstolo dos gentios por causa da sua grande obra missionária nos
países gentílicos. Foi decapitado em Roma por ordem de Nero.
Matias - Ficou no lugar de Judas
Iscariotes, foi martirizado na Etiópia.
Simão - O zelote foi crucificado.
Tiago (O mais Jovem) - Pregou na
Palestina e no Egito, sendo ali crucificado.
Tiago (O mais Velho) - Pregou em
Jerusalém e na Judéia. Foi decapitado por Herodes.
Mateus - Morreu como mártir na Etiópia.
Tomé - Pregou na Pérsia e na Índia,
sendo martirizado perto de Madras no monte de São Tomé.
Bartolomeu
- Serviu
como missionário na Armênia, sendo golpeado até a morte.
Filipe - Pregou na Frígia e morreu como
mártir em Hierápolis.
André - Pregou na Grécia e Ásia Menor.
Foi crucificado.
Simão
Pedro - Pregou
entre os judeus chegando até a Babilônia, esteve em Roma, onde foi crucificado
com a cabeça para baixo.
“Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o
negarmos, também ele nos negará;” 2 Timóteo 2:12
RECOMPENSA:
2:11 – “Quem
tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo
sofrerá dano da segunda morte.”
De nenhum modo sofrerá dano da segunda morte: o
castigo eterno (20:6,14; 21:8). Os perseguidores poderiam até causar a primeira
morte, mas os fiéis não sofreriam a segunda morte (veja Mateus 10:28).
3. A IGREJA EM PÉRGAMO: Cidadela (grego) IGREJA MUNDANA, ESTATAL 313 A 590 D.C.
Pérgamo foi a maior cidade no oeste da Ásia Menor
nos tempos do Novo Testamento. Está situada em um espaçoso vale, a 26
quilômetros do mar Egeu, naquilo que é hoje a Turquia.
(em grego: Πέργαμος, transl. Pérgamos), atual
Bergama é uma antiga cidade grega que situava-se na Mísia, no noroeste da
Anatólia, a mais de 20km do Mar Egeu numa colina isolada do vale do Rio Caicos
(atual Bakırçay). Seu nome antigo era Teutrania. Séculos antes de Cristo,
Pérgamo foi a capital de um império independente. Seus templos impressionantes,
biblioteca e recursos médicos fizeram de Pérgamo um renomado centro cultural e
político. No tempo em que o Apocalipse estava sendo escrito, Pérgamo tornou-se
parte do Império Romano, mas por causa da localização e importância, os romanos
usaram-na como centro administrativo da província da Ásia.
À igreja mundana em Pérgamo, Cristo glorificado é
quem maneja a espada dividindo a igreja do mundo.
Ficava situada a beira de Caico, a cidade era
famosa não somente pela biblioteca de duzentos mil volumes, mas também pelo
magnífico templo ao deus Esculápio, a quem se atribuía a cura de doentes e a
ressurreição dos mortos.
Do nome da cidade vem o termo “pergaminho”. Esta
cidade era um lugar de imoralidade, mais de que qualquer outra cidade de então.
O Senhor mandou dizer a igreja desta cidade: “…eu sei onde habitas, que é onde
está o trono de Satanás.”
QUALIDADES:
- Sei as tuas obras
- Retens o Meu Nome
- Não negaste a minha fé
- Antipas minha fiel testemunha foi morto entre vós
DEFEITOS:
- Tens lá os que seguem a doutrina de Balaão. A
descrição da doutrina de Balaão refere-se à história do Velho Testamento
(Números 22-25; 31:16). No final dos 40 anos de peregrinação, os israelitas
chegaram perto da terra prometida. Acamparam-se nas campinas de Moabe, e os
moabitas e midianitas ficaram amedrontados. Balaque chamou Balaão para
amaldiçoar o povo, mas Deus frustrou todas as suas tentativas de falar contra
os israelitas. Balaão desistiu de suas maldições, mas procurou outra maneira de
vencer o povo de Israel. Deu o conselho de convidá-los a participarem de uma
festa idólatra. Nesta festa, muitos israelitas se envolveram na idolatria e na
imoralidade, e Deus mandou uma praga que matou 24.000 israelitas.
- Tens os que seguem a doutrina dos nicolaítas.
Seita fundada por Nicolau de Antioquia, infiltrada na igreja de Éfeso e
Pérgamo, que procurava entrar em compromisso com o paganismo, a fim de permitir
que os cristãos participassem em algumas das atividades sociais e religiosas da
sociedade. O termo “nicolaítas” pode ser uma forma helenizada de Balaão, sendo
assim, as duas seitas citadas podem ser a mesma.
CONSELHOS:
- Arrepende-te
Consequências:
- Virei contra ti e batalharei com espada da minha
boca.
RECOMPENSA:
2:17- “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz
às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma
pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém
conhece, exceto aquele que o recebe.”
O maná escondido: Aqueles que recusassem qualquer
participação na mesa dos demônios seriam sustentados pelo maná de Deus. Jesus é
o maná dado pelo Pai (veja João 6:31-65). Ele sustenta os fiéis e lhes dá vida.
A mensagem de Jesus continua oculta para os sábios deste mundo (veja 1
Coríntios 2:6-10).
Uma pedrinha branca com um nome novo escrito: Um
nome novo, freqüentemente, sugeria uma nova direção na vida, especialmente de
uma pessoa abençoada por Deus (exemplos: Abrão > Abraão; Sarai > Sara; Jacó
> Israel). Em Isaías 62:2-4, Desamparada e Desolada recebem nomes novos:
Minha-Delícia e Desposada, mostrando a bênção de estar com Deus. Veja, também,
3:12.
A pedrinha branca pode incluir vários significados,
conforme os costumes da época. Pedras brancas foram usadas para indicar a
inocência de pessoas acusadas de crimes; Jesus inocenta os seus seguidores
fiéis.
Pedras brancas foram dadas a escravos libertados
para mostrar sua cidadania; os fiéis não são mais escravos do pecado, pois se
tornaram cidadãos da pátria celestial (Filipenses 3:20).
Elas foram usadas pelos romanos como um tipo de
ingresso para alguns eventos; Jesus permite os fiéis a entrarem na presença
dele para o seu banquete (veja 19:6-9). Também foram dadas aos vencedores de
corridas e aos vitoriosos em batalha. Os fiéis são vencedores que receberão o
prêmio (2 Timóteo 4:7-8).
4. A
IGREJA EM TIATIRA: IGREJA PAPAL, CORRUPTA 590 A 1517 D.C.
Tiatira era um centro comercial na Ásia Menor
(moderna Turquia). Estava localizada num fértil vale no qual passavam rotas de
comércio. Embora destruída por um terremoto durante o reino de Augusto (27
a.C.-d.C. 14), Tiatira foi reconstruída com a ajuda romana. Produtos têxteis
eram os mais importantes em Tiatira . Uma das comerciantes de roupas da cidade
era uma mulher chamada Lídia, que conduzia negócios em lugares distantes como
Filipos.
Tiatira era o nome antigo da moderna cidade turca
de Akhisar ("Castelo Branco"). Era um importante centro comercial na
Ásia Menor e foi fundada por Seleuco I Nicator, um dos generais de Alexandre, o
Grande, em 280 a.C. para ser um posto militar. Foi destruída por um grande
terremoto durante o reino de Augusto (27 a.C.-d.C. 14 d.C.), mas foi
reconstruída com a ajuda do Império Romano. A cidade em si dava a impressão de
“fraca tornada forte”.
Era famosa pelo seu comércio e por sua produção de
têxteis, incluindo o índigo. Segundo os Atos dos Apóstolos, uma das
comerciantes de roupas da cidade era uma mulher chamada Lídia, que conduzia
negócios em lugares distantes como Filipos (Atos 16:14).
Na Antiguidade, a cidade era conhecida pelas suas
muitas guildas comerciais. E, para poder trabalhar no comércio era necessário
que o cidadão pertencesse a alguma delas, sendo muito comum que os seus membros
participassem de festas dedicadas às divindades pagãs.
Para a igreja corrupta, Tiatira, Cristo é Juiz com
olhos como chamas de fogo.
A rica cidade de Tiatira era conhecida como um
centro comercial, no fértil vale do rio Lico. Era também, a cidade de Lídia, a
qual, talvez tratando do seu ofício de vender púrpura (At.16), ouviu a pregação
do apóstolo Paulo e foi salva. Não sabemos se foi ela quem levou o evangelho a
Tiatira; o certo é que o Evangelho chegou até lá, e que havia uma próspera
igreja na cidade.
QUALIDADES:
- Conheço a tua caridade (amor)
- Serviço, fé e paciência
- Tuas últimas obras são mais que as primeiras.
DEFEITOS:
- Toleras Jezabel, mulher que se diz profetiza,
ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos
sacrifícios da idolatria.
- Dei-lhe tempo para que se arrependesse e não se
arrependeu.
CONSEQUÊNCIAS:
- Eis que a porei numa cama, e sobre os que
adulteram com ela virá grande tribulação. Ferirei de morte os seus filhos.
O período desta igreja é maior de todos. Foi a
época em que as trevas cobriram a verdadeira igreja. A idolatria, o culto às
relíquias e aos santos, o sacrifício da missa, o batismo de crianças, o
celibato clerical e muitos outros dogmas de homens foram introduzidos no seio
da igreja e a verdadeira doutrina foi sucumbida.
RECOMPENSAS:
Autoridade sobre as nações: Os cristãos perseguidos
foram vítimas da maldade dos homens poderosos deste mundo, até do poder do
governo. Mas os vencedores dominariam sobre as nações com o poder do Ungido de
Deus (compare a linguagem deste texto com Salmo 2:8-9). Jesus daria aos fiéis o
privilégio de participar deste vitorioso reino messiânico (veja 5:9-10; Romanos
5:17; Efésios 2:6).
A estrela da manhã: O Senhor Jesus é a estrela da
manhã (22:16; veja 2 Pedro 1:19). Qual maior recompensa para o vencedor do que
chegar ao eterno dia iluminado para sempre pela luz do Senhor e Rei Jesus!
5. A
IGREJA EM SARDES: IGREJA DA REFORMA, MORTA 1517 A 1730 D.C.
(Σάρδεις, em grego), correspondente ao moderno
vilarejo turco de Sart (província de Manisa), foi a capital do antigo Reino da
Lídia – tendo sido depois a sede da província romana da Lídia depois das
reformas administrativas de Diocleciano, continuando a pertencer a Roma depois
e durante o período bizantino.
Localizava-se no fértil vale do rio Hermo e no sopé
do íngreme monte Tmolo, distante cerca de 34km ao sul daquele curso d'água. A
importância da cidade era devida ao seu poderio militar, à sua relevante
localização ligando o Egeu ao interior e a situar-se em um vale muito fértil.
Para a igreja morta, Sardes, o Senhor Jesus tem os
sete Espíritos de Deus e pode ressuscitar os crentes da morte para a vida.
Sardes era a antiga capital de Lídia, o império do
célebre e rico Creso. A cidade, situada no sopé da montanha Tmolo, à beira do
Pctolo, era famosa pelas suas riquezas e luxo. Conforme a tradição, Sardes foi
a primeira cidade dessa região a receber o Evangelho sob a pregação do apóstolo
João. Também foi a primeira a desviar-se da fé e uma das primeiras a virar
ruínas.
QUALIDADES:
- Tens pessoas que não contaminaram seus vestidos;
comigo andarão de branco.
DEFEITOS:
- Tens nome de que vives, mas estás morto.
- Não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
– Pode-se também entender como: “Não achei as obras completas”. Há grande
inclinação para se começar várias obras, sem completar a que já começamos.
CONSEQUÊNCIAS:
- Se não vigiares, virei contra ti como um ladrão.
CONSELHOS:
Sê vigilante e consolida o resto que estava para
morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus.
– (Ap. 3:2). – Aqui existe uma ordenança para consolidar os fracos na fé. –
“que estão para morrer”. Quem sabe as obras incompletas fossem o descaso com os
mais fracos, que estavam morrendo na fé.
Arrepende-te.
PROMESSAS
AO VENCEDOR:
1. Ao que vencer será vestido de vestes brancas. –
As vestes brancas simbolizam a justiça.
2. De maneira nenhuma riscarei o seu nome do Livro
da Vida. – O nome dos mortos não podem fazer parte do Livro da Vida, por isso
este alerta para a “igreja morta”. – Isso também demonstra que é possível o
nome de um crente ser riscado do Livro.
3. Confessarei o seu nome diante do Meu Pai. – Referência
ao texto de Mateus 10:32 – “Portanto, todo aquele que me confessar
diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos
céus;”
Dentro da igreja morta, o Senhor levanta um grupo
de vencedores. Estas promessas são para eles. – “Ao que vencer”.
6. A
IGREJA EM FILADELFIA: Amor fraternal (grego) IGREJA
MISSIONÁRIA, EVANGELÍSTICA, FIEL 1730 D.C. ATÉ O ARREBATAMENTO.
Filadélfia fica num vale aos pés de um platô
montanhoso. A parte de baixo e escura, no centro da imagem, mostra a área da
antiga cidade. Os reis de Pérgamo fundaram Filadélfia como um posto avançado do
seu reino no segundo século a.C. A cidade estava localizada ao longo de uma
importante estrada de viagem que ligava Pérgamo ao norte com Laodiceia ao sul.
Nos tempos do Novo Testamento, Filadélfia fazia
parte da província Romana da Ásia. A cidade foi devastada por um terremoto em
17 d.C. e por um tempo as pessoas viveram com medo de tremores. Filadélfia foi
reconstruída com ajuda do imperador Tibério. O nome Filadélfia significa amor
fraternal.
Hoje é ocupada pela cidade turca Alaşehir, situada
a 130 km ao leste de Esmirna. Alaşehir é uma cidade da Turquia, conhecida na
Antiguidade como Filadélfia. Parte do Reino da Lídia, foi mencionada no
terceiro capítulo do livro de Apocalipse (Apocalipse 1:11), da Bíblia.
À igreja missionária, Filadélfia, Cristo é quem
quer abrir a porta para a evangelização.
Filadélfia era uma cidade da Lídia, 40 quilômetros
distante de Sardes, edificada por Atalo Filadelfo, rei de Pérgamo.
É possível uma igreja ser irrepreensível? A igreja
de Esmirna e de Filadélfia eram. Das sete, são as únicas que o Senhor não tinha
nenhuma repreensão.
QUALIDADES:
- Guardaste a minha Palavra.
- Não negaste o Meu Nome.
PROMESSAS:
- Pus diante de ti uma porta aberta.
- Os da sinagoga de satanás virão e adorarão prostrados
aos teus pés.
- Eu te guardarei da hora da tentação.
RECOMPENSAS
AO VENCEDOR:
12-13 – Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário
do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus,
o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte
do meu Deus, e o meu novo nome.
Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu
Deus: As colunas de Filadélfia racharam e caíram em um terremoto algumas
décadas antes, mas as colunas no verdadeiro templo de Deus jamais seriam
destruídas. As colunas não são de pedra; são colunas vivas e firmes. Jesus não
fala somente de líderes nas igrejas (veja Gálatas 2:9), mas de todos os fiéis
que vencem com ele. Os discípulos do Senhor são, ao mesmo tempo, pedras vivas e
sacerdotes (1 Pedro 2:5-9).
Daí jamais sairá: Os vencedores permanecerão no
templo para sempre. Gozarão comunhão eterna com Deus.
Gravarei…sobre ele: Várias descrições mostram a
posição privilegiada do vencedor. Nomes gravados sugerem posse. O vencedor
pertence a Deus. Ele faz parte do “povo de propriedade exclusiva de Deus” (1
Pedro 2:9). Ele também pertence à cidade de Deus, a nova Jerusalém. A nova
Jerusalém é a noiva de Cristo (21:2). O vencedor faz parte da noiva, da igreja
que pertence somente ao Senhor Jesus. Ele recebe, também, o nome de Cristo.
Jesus confessará abertamente os nomes dos seus servos (Mateus 10:32).
A Igreja de Filadélfia é a Igreja Fiel. Nasceu no
avivamento após a Reforma Protestante. Ela segue paralela com a igreja
Laodicéia, a igreja morna. Nos últimos dias da história da igreja o joio e o
trigo estarão juntos, sendo separados no dia da colheita. Note que a Igreja de
Filadélfia encerra no dia do Arrebatamento, pois ela não vai passar pelos sete
anos da Grande Tribulação. Já a Igreja de Laodicéia continua até a Segunda
Vinda de Cristo, logo após os sete anos do reinado do Anticristo.
7. A
IGREJA EM LAODICÉIA: Que
pertence a Laodice, mulher de Antíoco II.
IGREJA
MORNA, APÓSTATA, 1900 D.C. ATÉ A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO.
(em grego: Λαοδίκεια πρός τοῦ Λύκου;
transl.:Laodikeia pros tou Lykou; em latim: Laodicea ad Lycum, lit.
"Laodiceia do Lico" ou "Laodiceia-sobre-o-Lico"; em turco:
Laodikya), foi uma cidade na região da Frígia e Lídia, localizada a cerca de 60
km, a leste de Éfeso. Originalmente chamada de Dióspole (Diospolis) e Roa
(Rhoas), foi chamada de Laodiceia em homenagem a Laódice, esposa de Antíoco II
Teos, que reconstruiu a cidade. Era uma das mais importantes cidades da Ásia
Menor. Tornou-se uma das primeiras sedes do Cristianismo. O local encontra-se
atualmente, deserto, e é chamado pelos turcos de Eski-hissar, castelo velho.
Laodiceia fica no principal cruzamento de estradas
dos vales da Ásia Menor, no que é hoje a Turquia. A cidade estava situada numa
montanha que dava para um vale fértil e majestosas montanhas. Nos tempos
romanos, a cidade era um importante centro de administração e comércio. As
questões de justiça da região eram ouvidas em Laodiceia e fundos eram
depositados nos bancos da cidade para segurança. Embora danificada por
terremotos durante o reino de Augusto (27 a.C. - 14 d.C.) e novamente em 60
d.C, a cidade continuou reconstruindo e prosperando. Antigamente, a água da
cidade vinha de aquedutos das fontes termais ao sul da cidade. Até chegar em
Laodicéia, a água ficava morna.
Para a igreja morna, Laodicéia, Cristo é a Fiel e
Verdadeira Testemunha, tirando da igreja a máscara da satisfação em si mesma.
Laodicéia era uma cidade sobre o rio Lico, famosa
pelos amplos muros, e como Roma, edificada sobre sete montes. Parece que o
apóstolo Paulo se esforçou para introduzir o Evangelho em Laodicéia, de onde
escreveu uma epístola, acerca da qual se refere em Col. 4:16. A cidade foi
destruída por um terremoto em 62 d.C. e reconstruída por seu próprio povo, o
qual se orgulhava de o fazer sem pedir auxílio ao governo. Era uma das mais
ricas cidades da Ásia, pois dos rebanhos de ovelhas daquela região produziam a
excelente lã negra de altíssimo preço. Por isso os moradores de Laodicéia se
achavam ricos e bem vestidos. Ali também era produzido um colírio valioso e
único, procurado por todas as outras cidades da região e até outros países. Em
sua carta, o Senhor Jesus ignora estes valores materiais e diz como vê aquele
povo: “pobre, cego e nu”.
Ao contrário da Igreja em Filadélfia que não houve
nenhuma repreensão, a igreja em Laodicéia não recebeu nenhum elogio do Senhor.
Esta igreja é chamada de apóstata, pois tem negado o seu Senhor através de suas
atitudes mundanas.
E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se
esfriará de quase todos. – (Mt. 24:12)
DEFEITOS:
- Nem és frio nem quente.
CONSEQUÊNCIAS:
- Vomitar-te-ei da minha boca (a água morna é usada
para provocar vômito)
- Eu repreendo e castigo todos quantos amo.
CONSELHOS:
- Compres de mim ouro provado no fogo para que te enriqueças,
vestidos brancos para que te vistas, e que unjas os teus olhos com colírio para
que vejas.
- Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir e
abrir, entrarei.
RECOMPENSAS:
3:21-22 – Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo
no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.
22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu
trono: Os vencedores terão o privilégio de reinar com Cristo (veja 2:26-27;
20:4). Tal honra não seria para os orgulhosos e auto-suficientes, mas para os
humildes e obedientes. Jesus foi obediente ao Pai aqui na terra para ser
exaltado ao lado dele no céu (Filipenses 2:8-9). Somente os obedientes serão
exaltados com Cristo.
Apesar de vivermos nos dias da igreja morna, existe
também a igreja fiel e irrepreensiva. É esta Igreja que o Senhor Jesus vem
buscar. O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que
tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida. – (Ap. 22:17)
Para todas as igrejas de todas as épocas e cidades,
a mensagem final do Senhor Jesus é: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz
às Igrejas.”
TABELA
COM AS DESCRIÇÕES PROFÉTICAS DAS IGREJAS
IGREJA
|
DESCRIÇÃO
PROFÉTICA
|
DATA
HISTÓRICA
|
CARACTERÍSTICA
|
ÉFESO
|
Ap.2:1-7
|
ATOS 2 AO ANO 100 D.C.
|
IGREJA APOSTÓLICA
|
ESMIRNA
|
Ap.2:8-11
|
ANO 100 D.C. A 312 D.C.
|
IGREJA PERSEGUIDA
|
PÉRGAMO
|
Ap.2:9-17
|
312 D.C. A 500 D. C.
|
IGREJA ESTATAL
|
TIATIRA
|
Ap.2:18-29
|
500 D.C. A 1517 D.C.
|
IGREJA PAPAL
|
SARDES
|
Ap.3:1-6
|
1500 D.C. A 1700 D.C.
|
IGREJA FORMAL
|
FILADÉLFIA
|
Ap.3:7-13
|
1700 D.C. A 1900 D.C.
|
IGREJA MISSIONÁRIA, DOS GRANDES AVIVAMENTOS
|
LAODICÉIA
|
Ap.3:14-22
|
1900 D.C. ATÉ A VOLTA DE CRISTO
|
IGREJA APÓSTATA
|
SÍNTESE
DAS SITUAÇÕES DAS IGREJAS
1. A
IGREJA EM ÉFESO
Mergulhou em um estado de apatia por ter deixado
seu primeiro amor (O Senhor Jesus). Cronologicamente falando representa a
igreja do primeiro século, na qual já nas Escrituras é possível encontrar
desvios.
2. A
IGREJA EM ESMIRNA
Não recebeu reprovação, mas consolo por ser
perseguida pelo que era. Representa o período do primeiro ao quarto século,
quando a igreja sofreu perseguição dos imperadores romanos.
3. A
IGREJA EM PÉRGAMO
Fez uma aliança com o mundo e suas instituições,
colocando-se à sombra do poder secular. Passou a habitar no mundo, onde está o
trono de seu príncipe, Satanás. Também tem no seu meio pessoas com o espírito
de Balaão, que visava lucrar com as coisas de Deus fazendo tropeçar o povo de
Deus. Também tem um embrião de clericalismo (doutrina dos nicolaítas).
Representa o quarto e quinto séculos, quando o cristianismo foi transformado em
religião oficial pelo império romano por iniciativa do imperador Constantino.
4. A
IGREJA EM TIATIRA
Tem muito amor, serviço, fé, paciência e muitas
obras, porém permite o ensino errado, além de estimular a idolatria. Também se
prostitui, ou seja, se corrompe e contamina em troca de favores. Representa o
período do século 6 ao 15, o domínio do catolicismo romano (a "mulher
Jezabel” - igreja que ensina e estimula idolatria).
5. A
IGREJA EM SARDES
Tem nome de que vive, mas está morta. Parece ter
feito coisas boas, mas também se deteriorou por ter se afastado do que tinha
recebido e ouvido. Não anseia pela volta do Senhor, tanto é que será
surpreendida por Ele como se fosse um ladrão inesperado. Representa o período
do século 16 ao período pós reforma.
6. A
IGREJA EM FILADÉLFIA
Também não recebe reprovação, mas consolo e a certeza
de que tem diante de si uma porta aberta, apesar da pouca força, do apego à
Palavra e ao nome de. Durante os séculos 18 e 19 ocorreu um reavivamento e um
resgate das verdades há muito esquecidas, como o arrebatamento da igreja e a
importância do nome do Senhor como centro de reunião.
7. A
IGREJA EM LAODICEIA
É tudo de ruim: mornidão, justiça própria,
interesse em lucro, contaminação (por isso é exortada a comprar vestes
brancas).
O Senhor está do lado de fora buscando a comunhão
individual, já que coletivamente Laodiceia é um desastre. Laodiceia representa
os últimos dias e apostasia.
Mesmo tendo épocas em que predominava a Igreja
corrompida sempre houve e há um remanescente fiel em cada época. Vivemos a
última época da Igreja, época de Laodicéia onde a negação da fé é muito grande.
“Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação
do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e
claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem
inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus,
nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração
insensato se obscureceu.Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a
glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de
aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Pelo que também Deus os entregou às
concupiscências do seu coração, à imundícia, para desonrarem o seu corpo entre
si;pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a
criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém!” (Romanos 1:20-25).
CONCLUSÃO
Mesmo havendo estas diversas características das
igrejas ao longo dos tempos da História humana, sempre existiram no seu seio,
os cristãos sinceros e verdadeiros adoradores do Senhor, em espírito e em
verdade. Estes foram em sua maioria martirizados por não compactuarem com o
mundanismo, blasfêmias, toda sorte de heresias, religiosidade e desvios
doutrinários que foram introduzidos dentro da Igreja Apostólica. Esta é a
verdadeira igreja do Senhor Jesus Cristo, também chamada de Igreja Militante,
Igreja Vitoriosa, cuja essência ultrapassa as barreiras das denominações
humanas, pois tem a visão do Reino de Deus.
AVALIAÇÃO
PRÁTICA
Memorize os nomes das sete igrejas da Ásia Menor e
cite as suas principais características.
O AUTOR
Dr.
Josué Campos Macedo é Ministro Evangélico, Apóstolo Presidente da Igreja
Comunidade Evangélica Nova Unção, em Nova Friburgo, Ministério Amor, Saúde e
Vida.
Foi
chamado por Deus para o Ministério da Pregação da Palavra de Deus em 05 de Setembro
de 1977. E desde esta data, tem pregado o Evangelho de Cristo no País e no
Exterior.
Filho
do saudoso Pastor Waldemar Macedo e da Missionária Florita Campos Macedo.
Estudou dois anos de Teologia no Instituto Bíblico Israel, no Rio de Janeiro,
nos anos de 1978 e 1979.
Foi
ordenado em 11/11/1989 pelo Reverendíssimo Pastor Dr. Aunir Pereira Carneiro, e
Presbitério, na Igreja Batista Memorial em S. Fidélis, RJ, ao Ministério
Pastoral da Pregação da Palavra de Deus.
Recebeu
em 02/12/1989, o grau de Bacharel em Teologia, no Seminário Teológico Batista
Fluminense, depois de quatros anos letivos de muita dedicação nos estudos,
desde 1986.
No
ano de 1995 graduou-se em Bacharel em Psicanálise Clínica pela Academia
Brasileira de Psicanálise Clínica e também se formou em Psicanalista, também
pela Escola de Psicanálise do Rio de Janeiro.
Participou
de vários Cursos de Extensão Universitária, tais como Cura de traumas
interiores, Biblioterapia, Psicologia Bíblica, Aconselhamento Clínico Pastoral,
Filosofia Cristã, Psicologia Bíblica e Psicoterapia Metafísica. É Psicanalista
e Terapeuta Profissional registrado, legalmente credenciado.
É
Terapeuta Homeopata formado pela Universidade Federal de Viçosa, MG, desde
2013.
No
ano de 2008, recebeu o grau de Mestre em Teologia e em 2009, recebeu o grau de
Doutor em Teologia na área de concentração em Teologia Sistemática, pela
Faculdade Teológica Internacional, onde defendeu a sua Tese de Doutorado, com o
tema: “Vida após a vida.”
Em
1980, ingressou na conceituada Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, onde
Cursou o CFO, Curso de Formação de Oficiais.
No
ano de 1994, quando cursava o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Corpo de
Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro realizou viagem técnica de
estudos, viajando para os E.U.A. Esteve em New York, Miami, Atlanta e Orlando.
Ao final desse Curso em seu TCC, foi o autor da Monografia: “A criação da
Capelania Militar Evangélica no CBMERJ”.
No
ano de 1997, foi Professor Instrutor das Cadeiras: Chefia e Liderança e Psicologia
Geral, na Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II.
No
ano de 2001, quando cursava Curso de Superior de Comando da Escola Superior de
Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro realizou
viagem técnica de estudos, viajando para os E.U.A. e Austrália. Esteve em Los
Angeles e em Sydney. Ao final desse Curso em seu TCC, foi o autor da
Monografia: “A criação da Universidade da Defesa Civil no CBMERJ”. Nesse mesmo
ano concluiu o MBA de Gestão Estratégica nas Organizações pela UNESA,
Universidade Estácio de Sá.
Foi
aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro, de 1973 a 1979, onde serviu ao
Exército Brasileiro no Curso de Formação de Reservistas em 1977, na Arma de
Artilharia.
No
ano de 2011, foi para a Reserva Remunerada do Quadro de Oficiais Combatentes,
galgando o ultimo Posto na Carreira profissional de Bombeiro Militar, o Posto
máximo de Coronel.
Mesmo
aposentado, em sua carreira militar, continua seus estudos, pesquisas e
atualizações culturais de aprimoramento técnico.
É
pesquisador e escritor, conferencista, palestrante, já pregou a Palavra de Deus
no Exterior (EUA, Austrália) e a tem ministrado no Brasil.
É
o idealizador, apresentador e pregador do Programa “Alimento Espiritual” na
Rádio Caledônia FM, 90.1, onde também tem realizado entrevistas sobre assuntos
diversos.
É
membro do Conselho Internacional de Teólogos e da Ordem de Ministros
Evangélicos no Brasil e no Exterior.
Em
27 de Maio de 2012 na Igreja Evangélica Pentecostal Palavra Viva em Visconde do
Rio Branco, MG, recebeu a ordenação episcopal, pelo Reverendíssimo Apóstolo
Geral Dr. Elvis de Assis, Presidente Nacional e Mundial da Convenção
Eclesiástica Internacional CONADIC, e Presbitério, sendo ordenado a Bispo para
o exercício do Ministério Episcopal Eclesiástico Nacional e Internacional.
Em
07 de Dezembro de 2013, recebeu a ordenação pelo Reverendíssimo Apóstolo Geral
Dr. Elvis de Assis, Presidente Nacional e Mundial da Convenção Eclesiástica
Internacional CONADIC, e Presbitério, para o Ministério Apostólico Cristão, sendo
honradamente ordenado a Apóstolo Cristão Evangélico para apascentar, liderar e
administrar outros Apóstolos, Bispos, Pastores, Ministérios, Igrejas e
organizações eclesiásticas no País e no Exterior, dando-lhes orientação e
cobertura espiritual.
Em
05 de Janeiro de 2014, foi nomeado pelo Reverendíssimo Apóstolo Geral Dr. Elvis
de Assis, Presidente Nacional e Mundial da Convenção Eclesiástica Internacional
CONADIC, como Diretor Geral Executivo de Cursos, Estudos e Pesquisas da
CONADIC.
O
Apóstolo agradece sempre ao Senhor Deus por tantas vitórias alcançadas e pelas
que ainda virão, e pelo apoio de sua Família e de sua Igreja. Ao Senhor Deus do
Universo, toda a honra, glória e louvor para todo sempre. Amém!
“Mas
graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor JESUS CRISTO.” (1 Coríntios
15:57).
Apóstolo
Dr. Josué Campos Macedo
Presidente
e Fundador do Ministério Mundial e Nacional da Igreja
Comunidade
Evangélica Nova Unção em Nova Friburgo, RJ.
www.cenunf.blogspot.com.br
DIRETOR
GERAL DE CURSOS ESTUDOS E PESQUISAS DA CONADIC


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