terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

AS ÉPOCAS HISTÓRICAS DA IGREJA CRISTÃ




CONVENÇÃO ECLESIÁSTICA INTERNACIONAL CONADIC



AS ÉPOCAS
HISTÓRICAS DA  IGREJA CRISTÃ ATRAVÉS DAS PROFECIAS PARA AS SETE IGREJAS DA ÁSIA


Apóstolo Dr. Josué Campos Macedo
Diretor Geral de Cursos Estudos e Pesquisas da CONADIC


DIRETOR GERAL PRESIDENTE DA CONADIC
APÓSTOLO DR. ELVIS DE ASSIS



Com o Senhor Jesus Cristo glorificado tendo subido à glória dos Céus e com a descida do Espírito Santo, começa o período da Igreja. Existiram sete Igrejas na Ásia Menor, hoje atual Turquia, que tiveram características diferentes umas das outras. As Igrejas são: ÉFESO, ESMIRNA, PÉRGAMO, TIATIRA, SARDES, FILADÉLFIA e LAODICÉIA.
Cada uma das sete cartas que o Senhor Jesus Cristo mandou que o Apóstolo João, O Evangelista, que escreveu o Evangelho e as três Cartas Gerais, escrevesse às Igrejas da Ásia, são dirigidas ao “anjo da igreja”, ou seja, ao Ministro de Deus, Líder e Pastor de cada igreja local, e consequentemente ao povo da igreja naquela cidade.
“Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.
Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer; “. (Ap. 1:10,11,19).
Estas sete Igrejas, na providência de Deus, nos fornecem um modelo de todas as igrejas, de todas as épocas, e, portanto, são representativas.
As características daquelas igrejas são, pois encontradas em sete fases distintas de toda história da igreja na Terra; desde o Pentecostes até a volta Senhor Jesus Cristo à Terra. Assim como para aquelas cidades, as cartas contem elogios e repreensões para estas épocas da igreja através dos séculos.
As sete igrejas também simbolizam 07 tipos de Igrejas escatológicas encontradas nos últimos dias.
Muito mais além do que a própria narrativa histórica destas sete igrejas da Ásia, descrita no Livro do Apocalipse, pois este Livro Sagrado foi dedicado a estas Igrejas, precisamos observar que há um contexto forte de profecia do próprio Senhor Jesus Cristo em relação à sua Igreja ao longo dos tempos.
Quando dividimos a História humana nas épocas da Igreja, conforme Apocalipse 2 e 3, conseguimos ver que cada parte da história predomina uma características que se relaciona com uma das Igrejas encontradas na Ásia Menor.
Para cada igreja o Senhor Jesus Cristo se revela com uma das características da visão de Cristo Glorificado, como sendo aquele que tem a resposta para a necessidade daquela igreja.

1. A IGREJA EM ÉFESO: IGREJA AUTÊNTICA, APOSTÓLICA 30 A 100 D.C.
Seu nome significa desejável, sua localização era um ponto importante tanto militar como comercial.
Éfeso era a maior cidade da costa oeste da Ásia Menor. Como um centro de comércio marítimo e rodoviário da região, Éfeso era uma próspera comunidade urbana. No final do primeiro século D.C. era a quarta maior cidade do Império Romano. Os romanos fizeram de Éfeso o centro administrativo da província da Ásia. O governador e outros oficiais de Roma entravam na província através do porto e conduziam muitos dos seus negócios na cidade. Renomados santuários religiosos, como o espaçoso teatro, e elegantes prédios públicos deram a Éfeso uma lugar integral na vida cultural de toda região.
Éfeso (em grego clássico: Ἔφεσος; em latim: Ephesus; em turco: Efes) foi uma cidade greco-romana da Antiguidade situada na costa ocidental da Ásia Menor, próxima à atual Selçuk, província de Esmirna, na Turquia. Foi uma das doze cidades da Liga Jônia durante o período clássico grego. Durante o período romano, foi por muitos anos a segunda maior cidade do Império Romano, apenas atrás de Roma, a capital do império. Tinha uma população de 250000 habitantes no século I a.C., o que também fazia dela a segunda maior cidade do mundo na época.
A cidade era célebre pelo Templo de Ártemis, construído por volta de 550 a.C., uma das Sete Maravilhas do Mundo. O templo foi destruído, juntamente com muitos outros edifícios, em 401 d.C. por uma multidão liderada por São João Crisóstomo. O imperador Constantino I reconstruiu boa parte da cidade e ergueu novos banhos públicos, porém a cidade foi novamente destruída parcialmente por um terremoto, em 614.
A importância da cidade como centro comercial diminuiu à medida que o seu porto começou a ser assoreado pelo rio Caístro (Küçük Menderes, em turco).
Éfeso foi uma das Sete Igrejas da Ásia citadas no livro bíblico do Apocalipse. O Evangelho de São João pode ter sido escrito na cidade, onde também se encontra um grande cemitério de gladiadores.
O sítio arqueológico encontra-se a três quilômetros a sudoeste da cidade de Selçuk, no distrito homônimo da província de Esmirna. As ruínas de Éfeso são um importante ponto turístico internacional da região, que é servida pelo Aeroporto Adnan Menderes e pelo porto de Kuşadası.
Na metade do primeiro século D.C., Paulo trabalhou em Éfeso por diversos anos.
Para a igreja ortodoxa e sempre esforçada em Éfeso, Cristo é aquele que tem as igrejas na sua mão direita, isto é, que lhe sustenta a obra. A CIDADE - A cidade de Éfeso era a principal cidade da província romana chamada Ásia, do tamanho do estado do Ceará, nela estava situado o templo da deusa Diana, considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, e orgulho dos efésios, também segundo uma lenda, a cidade era a guardiã da estátua de Júpiter que caíra do céu. “O escrivão da cidade, tendo apaziguado o povo, disse: Senhores, efésios: quem, porventura, não sabeis que a cidade de Éfeso é a guardiã do templo da grande Diana e da imagem que caiu de Júpiter? ” (At. 19:35). O templo de Júpiter, no entanto, ficava em frente a cidade de Listra. (At. 14:13).
Era uma cidade envolvida em ocultismo e magia negra, porém ali o apóstolo Paulo fundou a igreja autêntica. O próprio apóstolo João escolheu Éfeso como centro de seu trabalho na Ásia, e Maria, mãe do Senhor Jesus, como passara a morar com o apóstolo João após a crucificação, possivelmente viveu Éfeso os últimos dias de sua vida. Atualmente a cidade de Éfeso é só ruínas.
QUALIDADES:
-Era autêntica e ensinava a doutrina verdadeira
-Era uma igreja de muito trabalho e esforço
-Tinha paciência e perseverança
-Pôs a prova os maus crentes
-Sofreu mas não se cansou
-Não permitiu os maus na comunhão da igreja.
-Odeia as obras dos nicolaítas – Seita fundada por Nicolau de Antioquia, infiltrada na igreja de Éfeso e Pérgamo, que procurava entrar em compromisso com o paganismo, a fim de permitir que os cristãos participassem em algumas das atividades sociais e religiosas da sociedade. O termo “nicolaítas” pode ser uma forma helenizada de Balaão, sendo assim, as duas seitas citadas podem ser a mesma.
DEFEITO:
- Deixou o primeiro amor. – Cuidou da doutrina e da disciplina, mas esqueceu as primeiras obras.
CONSEQUÊNCIAS:
- Virei em breve quando não esperas
- Tirarei do teu lugar o teu castiçal
CONSELHOS:
- Lembra de onde caístes. – Esta era a igreja dos apóstolos, que começou no dia do Pentecostes, uma igreja que nasceu com milagres e avivamento, mas com o passar do tempo foi perdendo o seu poder e se tornou uma igreja ortodoxa e sem amor, que punia severamente aqueles que falhavam.
- Arrepende-te – Este mesmo conselho consta em outras cartas do Senhor às igrejas.
- Pratica as primeiras obras - Este aviso dado a igreja de Éfeso, tem sido um alerta para cada cristão zeloso, que procura andar com Deus. Sempre procurar retornar ao primeiro amor, retomar as primeiras obras e buscar o reavivamento antes que esfrie e se torne um crente sem vida.

RECOMPENSA:
Ao vencedor … árvore da vida … paraíso de Deus: A recompensa aguarda os vencedores que perseveram no amor e na verdade. Aqueles que desistem, abandonando para sempre o seu amor, não receberão o galardão. Jesus descreve a comunhão com Deus em termos que nos lembram do jardim do Éden. Por causa do pecado, o homem foi expulso do jardim em que Deus andava (Gênesis 3:22-24,8). Aqueles que andam com Deus têm a esperança da vida no paraíso do Senhor.

2. A IGREJA EM ESMIRNA: Mirra (latim) IGREJA PERSEGUIDA, ATRIBULADA 100 A 313 D.C.
Esmirna (em turco: İzmir; em grego: Σμύρνη; transl.: Smýrni; também conhecida noutras línguas como Smyrna e Smirne) é uma cidade do sudoeste da Turquia situada na Região do Egeu. É capital da área metropolitana (büyükşehir belediyesi) e da província homônima. Em 2012, a população da área metropolitana era 3 366947 habitantes, o que faz dela a terceira maior cidade da Turquia, a seguir a Istambul e Ancara. No mesmo ano, o distrito de İzmir propriamente dito tinha 76598 habitantes, dos quais 59214 no que é considerado o centro urbano (merkez). A altitude média da cidade é de 30m.
De acordo com estudos etimológicos sobre Esmirna, a palavra Smyrne, em grego, significa uma especiaria que em língua portuguesa se traduz como Mirra, ou seja Smyrne = Mirra.
Esmirna era a principal cidade que disputava com Éfeso e Pérgamo a fama de ser chamada de maior cidade da Ásia. Ruas e edifícios se estendiam através do litoral que circundava as montanhas. Fontes emanavam com águas do aqueduto da cidade. Um teatro ficava numa das áreas mais altas da cidade e de lá se contemplava a parte mais baixa da cidade. Esmirna reivindica o título de berço do poeta Homero e construiu um relicário em sua honra. Uma biblioteca, ginásios, termas e um estádio contribuíam para a vida cultural de Esmirna. A cidade atraiu oradores, como Apolônio de Tiana no primeiro século, e outros renomados, no segundo século.
Para a igreja atribulada em Esmirna, na véspera de martírio, o Senhor Jesus apresenta-se como aquele que havia experimentado a perseguição, até mesmo a morte e havia vencido.
Das sete, esta é a única cidade que permanece até hoje com a grandeza que tinha no tempo de João. Atualmente chama-se Izmir e é a maior cidade da Turquia Asiática. Esmirna era o centro do ministério e o lugar do martírio de Policarpo, que fora separado para o episcopado pelo apóstolo João. A carta a esta igreja é a mais resumida das sete e não contem nenhuma repreensão.
MENSAGEM:
- Eu sei as tuas obras
- Sei das tuas tribulações
- Conheço a tua pobreza, mas tu és rico
- Não temas as coisas que hás de padecer
- O diabo lançará alguns na prisão
- Terás uma tribulação de dez dias
- Sê fiel até a morte
O período da Igreja de Esmirna foi o tempo dos mártires. Os cristãos eram perseguidos e mortos, jogados nas arenas de leões, crucificados ou queimados em fogueiras.

O DESTINO DOS APÓSTOLOS:
Todos os apóstolos que andavam com o Senhor Jesus morreram como mártires, com exceção de dois: Judas Iscariotes, que traiu Jesus e acabou se enforcando, e João, que após ser exilado na ilha de Patmos, obteve a liberdade e morreu de morte natural. Com os demais apóstolos ocorreu o seguinte:
Paulo - Não era apóstolo oficialmente, foi considerado apóstolo dos gentios por causa da sua grande obra missionária nos países gentílicos. Foi decapitado em Roma por ordem de Nero.
Matias - Ficou no lugar de Judas Iscariotes, foi martirizado na Etiópia.
Simão - O zelote foi crucificado.
Tiago (O mais Jovem) - Pregou na Palestina e no Egito, sendo ali crucificado.
Tiago (O mais Velho) - Pregou em Jerusalém e na Judéia. Foi decapitado por Herodes.
Mateus - Morreu como mártir na Etiópia.
Tomé - Pregou na Pérsia e na Índia, sendo martirizado perto de Madras no monte de São Tomé.
Bartolomeu - Serviu como missionário na Armênia, sendo golpeado até a morte.
Filipe - Pregou na Frígia e morreu como mártir em Hierápolis.
André - Pregou na Grécia e Ásia Menor. Foi crucificado.
Simão Pedro - Pregou entre os judeus chegando até a Babilônia, esteve em Roma, onde foi crucificado com a cabeça para baixo.
“Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;” 2 Timóteo 2:12
RECOMPENSA:
2:11 – “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte.”
De nenhum modo sofrerá dano da segunda morte: o castigo eterno (20:6,14; 21:8). Os perseguidores poderiam até causar a primeira morte, mas os fiéis não sofreriam a segunda morte (veja Mateus 10:28).

3. A IGREJA EM PÉRGAMO: Cidadela (grego) IGREJA MUNDANA, ESTATAL 313 A 590 D.C.
Pérgamo foi a maior cidade no oeste da Ásia Menor nos tempos do Novo Testamento. Está situada em um espaçoso vale, a 26 quilômetros do mar Egeu, naquilo que é hoje a Turquia.
(em grego: Πέργαμος, transl. Pérgamos), atual Bergama é uma antiga cidade grega que situava-se na Mísia, no noroeste da Anatólia, a mais de 20km do Mar Egeu numa colina isolada do vale do Rio Caicos (atual Bakırçay). Seu nome antigo era Teutrania. Séculos antes de Cristo, Pérgamo foi a capital de um império independente. Seus templos impressionantes, biblioteca e recursos médicos fizeram de Pérgamo um renomado centro cultural e político. No tempo em que o Apocalipse estava sendo escrito, Pérgamo tornou-se parte do Império Romano, mas por causa da localização e importância, os romanos usaram-na como centro administrativo da província da Ásia.
À igreja mundana em Pérgamo, Cristo glorificado é quem maneja a espada dividindo a igreja do mundo.
Ficava situada a beira de Caico, a cidade era famosa não somente pela biblioteca de duzentos mil volumes, mas também pelo magnífico templo ao deus Esculápio, a quem se atribuía a cura de doentes e a ressurreição dos mortos.
Do nome da cidade vem o termo “pergaminho”. Esta cidade era um lugar de imoralidade, mais de que qualquer outra cidade de então. O Senhor mandou dizer a igreja desta cidade: “…eu sei onde habitas, que é onde está o trono de Satanás.”
QUALIDADES:
- Sei as tuas obras
- Retens o Meu Nome
- Não negaste a minha fé
- Antipas minha fiel testemunha foi morto entre vós
DEFEITOS:
- Tens lá os que seguem a doutrina de Balaão. A descrição da doutrina de Balaão refere-se à história do Velho Testamento (Números 22-25; 31:16). No final dos 40 anos de peregrinação, os israelitas chegaram perto da terra prometida. Acamparam-se nas campinas de Moabe, e os moabitas e midianitas ficaram amedrontados. Balaque chamou Balaão para amaldiçoar o povo, mas Deus frustrou todas as suas tentativas de falar contra os israelitas. Balaão desistiu de suas maldições, mas procurou outra maneira de vencer o povo de Israel. Deu o conselho de convidá-los a participarem de uma festa idólatra. Nesta festa, muitos israelitas se envolveram na idolatria e na imoralidade, e Deus mandou uma praga que matou 24.000 israelitas.
- Tens os que seguem a doutrina dos nicolaítas. Seita fundada por Nicolau de Antioquia, infiltrada na igreja de Éfeso e Pérgamo, que procurava entrar em compromisso com o paganismo, a fim de permitir que os cristãos participassem em algumas das atividades sociais e religiosas da sociedade. O termo “nicolaítas” pode ser uma forma helenizada de Balaão, sendo assim, as duas seitas citadas podem ser a mesma.
CONSELHOS:
- Arrepende-te
Consequências:
- Virei contra ti e batalharei com espada da minha boca.
RECOMPENSA:
2:17- “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.”
O maná escondido: Aqueles que recusassem qualquer participação na mesa dos demônios seriam sustentados pelo maná de Deus. Jesus é o maná dado pelo Pai (veja João 6:31-65). Ele sustenta os fiéis e lhes dá vida. A mensagem de Jesus continua oculta para os sábios deste mundo (veja 1 Coríntios 2:6-10).
Uma pedrinha branca com um nome novo escrito: Um nome novo, freqüentemente, sugeria uma nova direção na vida, especialmente de uma pessoa abençoada por Deus (exemplos: Abrão > Abraão; Sarai > Sara; Jacó > Israel). Em Isaías 62:2-4, Desamparada e Desolada recebem nomes novos: Minha-Delícia e Desposada, mostrando a bênção de estar com Deus. Veja, também, 3:12.
A pedrinha branca pode incluir vários significados, conforme os costumes da época. Pedras brancas foram usadas para indicar a inocência de pessoas acusadas de crimes; Jesus inocenta os seus seguidores fiéis.
Pedras brancas foram dadas a escravos libertados para mostrar sua cidadania; os fiéis não são mais escravos do pecado, pois se tornaram cidadãos da pátria celestial (Filipenses 3:20).
Elas foram usadas pelos romanos como um tipo de ingresso para alguns eventos; Jesus permite os fiéis a entrarem na presença dele para o seu banquete (veja 19:6-9). Também foram dadas aos vencedores de corridas e aos vitoriosos em batalha. Os fiéis são vencedores que receberão o prêmio (2 Timóteo 4:7-8).

4. A IGREJA EM TIATIRA: IGREJA PAPAL, CORRUPTA 590 A 1517 D.C.
Tiatira era um centro comercial na Ásia Menor (moderna Turquia). Estava localizada num fértil vale no qual passavam rotas de comércio. Embora destruída por um terremoto durante o reino de Augusto (27 a.C.-d.C. 14), Tiatira foi reconstruída com a ajuda romana. Produtos têxteis eram os mais importantes em Tiatira . Uma das comerciantes de roupas da cidade era uma mulher chamada Lídia, que conduzia negócios em lugares distantes como Filipos.
Tiatira era o nome antigo da moderna cidade turca de Akhisar ("Castelo Branco"). Era um importante centro comercial na Ásia Menor e foi fundada por Seleuco I Nicator, um dos generais de Alexandre, o Grande, em 280 a.C. para ser um posto militar. Foi destruída por um grande terremoto durante o reino de Augusto (27 a.C.-d.C. 14 d.C.), mas foi reconstruída com a ajuda do Império Romano. A cidade em si dava a impressão de “fraca tornada forte”.
Era famosa pelo seu comércio e por sua produção de têxteis, incluindo o índigo. Segundo os Atos dos Apóstolos, uma das comerciantes de roupas da cidade era uma mulher chamada Lídia, que conduzia negócios em lugares distantes como Filipos (Atos 16:14).
Na Antiguidade, a cidade era conhecida pelas suas muitas guildas comerciais. E, para poder trabalhar no comércio era necessário que o cidadão pertencesse a alguma delas, sendo muito comum que os seus membros participassem de festas dedicadas às divindades pagãs.
Para a igreja corrupta, Tiatira, Cristo é Juiz com olhos como chamas de fogo.
A rica cidade de Tiatira era conhecida como um centro comercial, no fértil vale do rio Lico. Era também, a cidade de Lídia, a qual, talvez tratando do seu ofício de vender púrpura (At.16), ouviu a pregação do apóstolo Paulo e foi salva. Não sabemos se foi ela quem levou o evangelho a Tiatira; o certo é que o Evangelho chegou até lá, e que havia uma próspera igreja na cidade.
QUALIDADES:
- Conheço a tua caridade (amor)
- Serviço, fé e paciência
- Tuas últimas obras são mais que as primeiras.
DEFEITOS:
- Toleras Jezabel, mulher que se diz profetiza, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
- Dei-lhe tempo para que se arrependesse e não se arrependeu.
CONSEQUÊNCIAS:
- Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação. Ferirei de morte os seus filhos.
O período desta igreja é maior de todos. Foi a época em que as trevas cobriram a verdadeira igreja. A idolatria, o culto às relíquias e aos santos, o sacrifício da missa, o batismo de crianças, o celibato clerical e muitos outros dogmas de homens foram introduzidos no seio da igreja e a verdadeira doutrina foi sucumbida.
RECOMPENSAS:
Autoridade sobre as nações: Os cristãos perseguidos foram vítimas da maldade dos homens poderosos deste mundo, até do poder do governo. Mas os vencedores dominariam sobre as nações com o poder do Ungido de Deus (compare a linguagem deste texto com Salmo 2:8-9). Jesus daria aos fiéis o privilégio de participar deste vitorioso reino messiânico (veja 5:9-10; Romanos 5:17; Efésios 2:6).
A estrela da manhã: O Senhor Jesus é a estrela da manhã (22:16; veja 2 Pedro 1:19). Qual maior recompensa para o vencedor do que chegar ao eterno dia iluminado para sempre pela luz do Senhor e Rei Jesus!

5. A IGREJA EM SARDES: IGREJA DA REFORMA, MORTA 1517 A 1730 D.C.
(Σάρδεις, em grego), correspondente ao moderno vilarejo turco de Sart (província de Manisa), foi a capital do antigo Reino da Lídia – tendo sido depois a sede da província romana da Lídia depois das reformas administrativas de Diocleciano, continuando a pertencer a Roma depois e durante o período bizantino.
Localizava-se no fértil vale do rio Hermo e no sopé do íngreme monte Tmolo, distante cerca de 34km ao sul daquele curso d'água. A importância da cidade era devida ao seu poderio militar, à sua relevante localização ligando o Egeu ao interior e a situar-se em um vale muito fértil.
Para a igreja morta, Sardes, o Senhor Jesus tem os sete Espíritos de Deus e pode ressuscitar os crentes da morte para a vida.
Sardes era a antiga capital de Lídia, o império do célebre e rico Creso. A cidade, situada no sopé da montanha Tmolo, à beira do Pctolo, era famosa pelas suas riquezas e luxo. Conforme a tradição, Sardes foi a primeira cidade dessa região a receber o Evangelho sob a pregação do apóstolo João. Também foi a primeira a desviar-se da fé e uma das primeiras a virar ruínas.
QUALIDADES:
- Tens pessoas que não contaminaram seus vestidos; comigo andarão de branco.
DEFEITOS:
- Tens nome de que vives, mas estás morto.
- Não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. – Pode-se também entender como: “Não achei as obras completas”. Há grande inclinação para se começar várias obras, sem completar a que já começamos.
CONSEQUÊNCIAS:
- Se não vigiares, virei contra ti como um ladrão.
CONSELHOS:
Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus. – (Ap. 3:2). – Aqui existe uma ordenança para consolidar os fracos na fé. – “que estão para morrer”. Quem sabe as obras incompletas fossem o descaso com os mais fracos, que estavam morrendo na fé.
Arrepende-te.
PROMESSAS AO VENCEDOR:
1. Ao que vencer será vestido de vestes brancas. – As vestes brancas simbolizam a justiça.
2. De maneira nenhuma riscarei o seu nome do Livro da Vida. – O nome dos mortos não podem fazer parte do Livro da Vida, por isso este alerta para a “igreja morta”. – Isso também demonstra que é possível o nome de um crente ser riscado do Livro.
3. Confessarei o seu nome diante do Meu Pai. – Referência ao texto de Mateus 10:32 – “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus;”
Dentro da igreja morta, o Senhor levanta um grupo de vencedores. Estas promessas são para eles. – “Ao que vencer”.

6. A IGREJA EM FILADELFIA: Amor fraternal (grego) IGREJA MISSIONÁRIA, EVANGELÍSTICA, FIEL 1730 D.C. ATÉ O ARREBATAMENTO.
Filadélfia fica num vale aos pés de um platô montanhoso. A parte de baixo e escura, no centro da imagem, mostra a área da antiga cidade. Os reis de Pérgamo fundaram Filadélfia como um posto avançado do seu reino no segundo século a.C. A cidade estava localizada ao longo de uma importante estrada de viagem que ligava Pérgamo ao norte com Laodiceia ao sul.
Nos tempos do Novo Testamento, Filadélfia fazia parte da província Romana da Ásia. A cidade foi devastada por um terremoto em 17 d.C. e por um tempo as pessoas viveram com medo de tremores. Filadélfia foi reconstruída com ajuda do imperador Tibério. O nome Filadélfia significa amor fraternal.
Hoje é ocupada pela cidade turca Alaşehir, situada a 130 km ao leste de Esmirna. Alaşehir é uma cidade da Turquia, conhecida na Antiguidade como Filadélfia. Parte do Reino da Lídia, foi mencionada no terceiro capítulo do livro de Apocalipse (Apocalipse 1:11), da Bíblia.
À igreja missionária, Filadélfia, Cristo é quem quer abrir a porta para a evangelização.
Filadélfia era uma cidade da Lídia, 40 quilômetros distante de Sardes, edificada por Atalo Filadelfo, rei de Pérgamo.
É possível uma igreja ser irrepreensível? A igreja de Esmirna e de Filadélfia eram. Das sete, são as únicas que o Senhor não tinha nenhuma repreensão.
QUALIDADES:
- Guardaste a minha Palavra.
- Não negaste o Meu Nome.
PROMESSAS:
- Pus diante de ti uma porta aberta.
- Os da sinagoga de satanás virão e adorarão prostrados aos teus pés.
- Eu te guardarei da hora da tentação.
RECOMPENSAS AO VENCEDOR:
12-13 – Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.
Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus: As colunas de Filadélfia racharam e caíram em um terremoto algumas décadas antes, mas as colunas no verdadeiro templo de Deus jamais seriam destruídas. As colunas não são de pedra; são colunas vivas e firmes. Jesus não fala somente de líderes nas igrejas (veja Gálatas 2:9), mas de todos os fiéis que vencem com ele. Os discípulos do Senhor são, ao mesmo tempo, pedras vivas e sacerdotes (1 Pedro 2:5-9).
Daí jamais sairá: Os vencedores permanecerão no templo para sempre. Gozarão comunhão eterna com Deus.
Gravarei…sobre ele: Várias descrições mostram a posição privilegiada do vencedor. Nomes gravados sugerem posse. O vencedor pertence a Deus. Ele faz parte do “povo de propriedade exclusiva de Deus” (1 Pedro 2:9). Ele também pertence à cidade de Deus, a nova Jerusalém. A nova Jerusalém é a noiva de Cristo (21:2). O vencedor faz parte da noiva, da igreja que pertence somente ao Senhor Jesus. Ele recebe, também, o nome de Cristo. Jesus confessará abertamente os nomes dos seus servos (Mateus 10:32).
A Igreja de Filadélfia é a Igreja Fiel. Nasceu no avivamento após a Reforma Protestante. Ela segue paralela com a igreja Laodicéia, a igreja morna. Nos últimos dias da história da igreja o joio e o trigo estarão juntos, sendo separados no dia da colheita. Note que a Igreja de Filadélfia encerra no dia do Arrebatamento, pois ela não vai passar pelos sete anos da Grande Tribulação. Já a Igreja de Laodicéia continua até a Segunda Vinda de Cristo, logo após os sete anos do reinado do Anticristo.

7. A IGREJA EM LAODICÉIA: Que pertence a Laodice, mulher de Antíoco II.
IGREJA MORNA, APÓSTATA, 1900 D.C. ATÉ A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO.
(em grego: Λαοδίκεια πρός τοῦ Λύκου; transl.:Laodikeia pros tou Lykou; em latim: Laodicea ad Lycum, lit. "Laodiceia do Lico" ou "Laodiceia-sobre-o-Lico"; em turco: Laodikya), foi uma cidade na região da Frígia e Lídia, localizada a cerca de 60 km, a leste de Éfeso. Originalmente chamada de Dióspole (Diospolis) e Roa (Rhoas), foi chamada de Laodiceia em homenagem a Laódice, esposa de Antíoco II Teos, que reconstruiu a cidade. Era uma das mais importantes cidades da Ásia Menor. Tornou-se uma das primeiras sedes do Cristianismo. O local encontra-se atualmente, deserto, e é chamado pelos turcos de Eski-hissar, castelo velho.
Laodiceia fica no principal cruzamento de estradas dos vales da Ásia Menor, no que é hoje a Turquia. A cidade estava situada numa montanha que dava para um vale fértil e majestosas montanhas. Nos tempos romanos, a cidade era um importante centro de administração e comércio. As questões de justiça da região eram ouvidas em Laodiceia e fundos eram depositados nos bancos da cidade para segurança. Embora danificada por terremotos durante o reino de Augusto (27 a.C. - 14 d.C.) e novamente em 60 d.C, a cidade continuou reconstruindo e prosperando. Antigamente, a água da cidade vinha de aquedutos das fontes termais ao sul da cidade. Até chegar em Laodicéia, a água ficava morna.
Para a igreja morna, Laodicéia, Cristo é a Fiel e Verdadeira Testemunha, tirando da igreja a máscara da satisfação em si mesma.
Laodicéia era uma cidade sobre o rio Lico, famosa pelos amplos muros, e como Roma, edificada sobre sete montes. Parece que o apóstolo Paulo se esforçou para introduzir o Evangelho em Laodicéia, de onde escreveu uma epístola, acerca da qual se refere em Col. 4:16. A cidade foi destruída por um terremoto em 62 d.C. e reconstruída por seu próprio povo, o qual se orgulhava de o fazer sem pedir auxílio ao governo. Era uma das mais ricas cidades da Ásia, pois dos rebanhos de ovelhas daquela região produziam a excelente lã negra de altíssimo preço. Por isso os moradores de Laodicéia se achavam ricos e bem vestidos. Ali também era produzido um colírio valioso e único, procurado por todas as outras cidades da região e até outros países. Em sua carta, o Senhor Jesus ignora estes valores materiais e diz como vê aquele povo: “pobre, cego e nu”.
Ao contrário da Igreja em Filadélfia que não houve nenhuma repreensão, a igreja em Laodicéia não recebeu nenhum elogio do Senhor. Esta igreja é chamada de apóstata, pois tem negado o seu Senhor através de suas atitudes mundanas.
E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos. – (Mt. 24:12)
DEFEITOS:
- Nem és frio nem quente.
CONSEQUÊNCIAS:
- Vomitar-te-ei da minha boca (a água morna é usada para provocar vômito)
- Eu repreendo e castigo todos quantos amo.
CONSELHOS:
- Compres de mim ouro provado no fogo para que te enriqueças, vestidos brancos para que te vistas, e que unjas os teus olhos com colírio para que vejas.
- Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir e abrir, entrarei.


RECOMPENSAS:
3:21-22 – Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. 22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono: Os vencedores terão o privilégio de reinar com Cristo (veja 2:26-27; 20:4). Tal honra não seria para os orgulhosos e auto-suficientes, mas para os humildes e obedientes. Jesus foi obediente ao Pai aqui na terra para ser exaltado ao lado dele no céu (Filipenses 2:8-9). Somente os obedientes serão exaltados com Cristo.
Apesar de vivermos nos dias da igreja morna, existe também a igreja fiel e irrepreensiva. É esta Igreja que o Senhor Jesus vem buscar. O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida. – (Ap. 22:17)
Para todas as igrejas de todas as épocas e cidades, a mensagem final do Senhor Jesus é: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas.”

TABELA COM AS DESCRIÇÕES PROFÉTICAS DAS IGREJAS
IGREJA
DESCRIÇÃO PROFÉTICA
DATA HISTÓRICA
CARACTERÍSTICA
ÉFESO
Ap.2:1-7
ATOS 2 AO ANO 100 D.C.
IGREJA APOSTÓLICA
ESMIRNA
Ap.2:8-11
ANO 100 D.C. A 312 D.C.
IGREJA PERSEGUIDA
PÉRGAMO
Ap.2:9-17
312 D.C. A 500 D. C.
IGREJA ESTATAL
TIATIRA
Ap.2:18-29
500 D.C. A 1517 D.C.
IGREJA PAPAL
SARDES
Ap.3:1-6
1500 D.C. A 1700 D.C.
IGREJA FORMAL
FILADÉLFIA
Ap.3:7-13
1700 D.C. A 1900 D.C.
IGREJA MISSIONÁRIA, DOS GRANDES AVIVAMENTOS
LAODICÉIA
Ap.3:14-22
1900 D.C. ATÉ A VOLTA DE CRISTO
IGREJA APÓSTATA

SÍNTESE DAS SITUAÇÕES DAS IGREJAS

1. A IGREJA EM ÉFESO
Mergulhou em um estado de apatia por ter deixado seu primeiro amor (O Senhor Jesus). Cronologicamente falando representa a igreja do primeiro século, na qual já nas Escrituras é possível encontrar desvios.

2. A IGREJA EM ESMIRNA
Não recebeu reprovação, mas consolo por ser perseguida pelo que era. Representa o período do primeiro ao quarto século, quando a igreja sofreu perseguição dos imperadores romanos.

3. A IGREJA EM PÉRGAMO
Fez uma aliança com o mundo e suas instituições, colocando-se à sombra do poder secular. Passou a habitar no mundo, onde está o trono de seu príncipe, Satanás. Também tem no seu meio pessoas com o espírito de Balaão, que visava lucrar com as coisas de Deus fazendo tropeçar o povo de Deus. Também tem um embrião de clericalismo (doutrina dos nicolaítas). Representa o quarto e quinto séculos, quando o cristianismo foi transformado em religião oficial pelo império romano por iniciativa do imperador Constantino.

4. A IGREJA EM TIATIRA
Tem muito amor, serviço, fé, paciência e muitas obras, porém permite o ensino errado, além de estimular a idolatria. Também se prostitui, ou seja, se corrompe e contamina em troca de favores. Representa o período do século 6 ao 15, o domínio do catolicismo romano (a "mulher Jezabel” - igreja que ensina e estimula idolatria).

5. A IGREJA EM SARDES
Tem nome de que vive, mas está morta. Parece ter feito coisas boas, mas também se deteriorou por ter se afastado do que tinha recebido e ouvido. Não anseia pela volta do Senhor, tanto é que será surpreendida por Ele como se fosse um ladrão inesperado. Representa o período do século 16 ao período pós reforma.

6. A IGREJA EM FILADÉLFIA
Também não recebe reprovação, mas consolo e a certeza de que tem diante de si uma porta aberta, apesar da pouca força, do apego à Palavra e ao nome de. Durante os séculos 18 e 19 ocorreu um reavivamento e um resgate das verdades há muito esquecidas, como o arrebatamento da igreja e a importância do nome do Senhor como centro de reunião.

7. A IGREJA EM LAODICEIA
É tudo de ruim: mornidão, justiça própria, interesse em lucro, contaminação (por isso é exortada a comprar vestes brancas).
O Senhor está do lado de fora buscando a comunhão individual, já que coletivamente Laodiceia é um desastre. Laodiceia representa os últimos dias e apostasia.
Mesmo tendo épocas em que predominava a Igreja corrompida sempre houve e há um remanescente fiel em cada época. Vivemos a última época da Igreja, época de Laodicéia onde a negação da fé é muito grande.
“Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Pelo que também Deus os entregou às concupiscências do seu coração, à imundícia, para desonrarem o seu corpo entre si;pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém!” (Romanos 1:20-25).

CONCLUSÃO
Mesmo havendo estas diversas características das igrejas ao longo dos tempos da História humana, sempre existiram no seu seio, os cristãos sinceros e verdadeiros adoradores do Senhor, em espírito e em verdade. Estes foram em sua maioria martirizados por não compactuarem com o mundanismo, blasfêmias, toda sorte de heresias, religiosidade e desvios doutrinários que foram introduzidos dentro da Igreja Apostólica. Esta é a verdadeira igreja do Senhor Jesus Cristo, também chamada de Igreja Militante, Igreja Vitoriosa, cuja essência ultrapassa as barreiras das denominações humanas, pois tem a visão do Reino de Deus.

AVALIAÇÃO PRÁTICA

Memorize os nomes das sete igrejas da Ásia Menor e cite as suas principais características.


O AUTOR
Dr. Josué Campos Macedo é Ministro Evangélico, Apóstolo Presidente da Igreja Comunidade Evangélica Nova Unção, em Nova Friburgo, Ministério Amor, Saúde e Vida.
Foi chamado por Deus para o Ministério da Pregação da Palavra de Deus em 05 de Setembro de 1977. E desde esta data, tem pregado o Evangelho de Cristo no País e no Exterior.
Filho do saudoso Pastor Waldemar Macedo e da Missionária Florita Campos Macedo. Estudou dois anos de Teologia no Instituto Bíblico Israel, no Rio de Janeiro, nos anos de 1978 e 1979.
Foi ordenado em 11/11/1989 pelo Reverendíssimo Pastor Dr. Aunir Pereira Carneiro, e Presbitério, na Igreja Batista Memorial em S. Fidélis, RJ, ao Ministério Pastoral da Pregação da Palavra de Deus.
Recebeu em 02/12/1989, o grau de Bacharel em Teologia, no Seminário Teológico Batista Fluminense, depois de quatros anos letivos de muita dedicação nos estudos, desde 1986.
No ano de 1995 graduou-se em Bacharel em Psicanálise Clínica pela Academia Brasileira de Psicanálise Clínica e também se formou em Psicanalista, também pela Escola de Psicanálise do Rio de Janeiro.
Participou de vários Cursos de Extensão Universitária, tais como Cura de traumas interiores, Biblioterapia, Psicologia Bíblica, Aconselhamento Clínico Pastoral, Filosofia Cristã, Psicologia Bíblica e Psicoterapia Metafísica. É Psicanalista e Terapeuta Profissional registrado, legalmente credenciado.
É Terapeuta Homeopata formado pela Universidade Federal de Viçosa, MG, desde 2013.
No ano de 2008, recebeu o grau de Mestre em Teologia e em 2009, recebeu o grau de Doutor em Teologia na área de concentração em Teologia Sistemática, pela Faculdade Teológica Internacional, onde defendeu a sua Tese de Doutorado, com o tema: “Vida após a vida.”
Em 1980, ingressou na conceituada Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, onde Cursou o CFO, Curso de Formação de Oficiais.
No ano de 1994, quando cursava o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro realizou viagem técnica de estudos, viajando para os E.U.A. Esteve em New York, Miami, Atlanta e Orlando. Ao final desse Curso em seu TCC, foi o autor da Monografia: “A criação da Capelania Militar Evangélica no CBMERJ”.
No ano de 1997, foi Professor Instrutor das Cadeiras: Chefia e Liderança e Psicologia Geral, na Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II.
No ano de 2001, quando cursava Curso de Superior de Comando da Escola Superior de Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro realizou viagem técnica de estudos, viajando para os E.U.A. e Austrália. Esteve em Los Angeles e em Sydney. Ao final desse Curso em seu TCC, foi o autor da Monografia: “A criação da Universidade da Defesa Civil no CBMERJ”. Nesse mesmo ano concluiu o MBA de Gestão Estratégica nas Organizações pela UNESA, Universidade Estácio de Sá.
Foi aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro, de 1973 a 1979, onde serviu ao Exército Brasileiro no Curso de Formação de Reservistas em 1977, na Arma de Artilharia.
No ano de 2011, foi para a Reserva Remunerada do Quadro de Oficiais Combatentes, galgando o ultimo Posto na Carreira profissional de Bombeiro Militar, o Posto máximo de Coronel.
Mesmo aposentado, em sua carreira militar, continua seus estudos, pesquisas e atualizações culturais de aprimoramento técnico.
É pesquisador e escritor, conferencista, palestrante, já pregou a Palavra de Deus no Exterior (EUA, Austrália) e a tem ministrado no Brasil.
É o idealizador, apresentador e pregador do Programa “Alimento Espiritual” na Rádio Caledônia FM, 90.1, onde também tem realizado entrevistas sobre assuntos diversos.
É membro do Conselho Internacional de Teólogos e da Ordem de Ministros Evangélicos no Brasil e no Exterior.
Em 27 de Maio de 2012 na Igreja Evangélica Pentecostal Palavra Viva em Visconde do Rio Branco, MG, recebeu a ordenação episcopal, pelo Reverendíssimo Apóstolo Geral Dr. Elvis de Assis, Presidente Nacional e Mundial da Convenção Eclesiástica Internacional CONADIC, e Presbitério, sendo ordenado a Bispo para o exercício do Ministério Episcopal Eclesiástico Nacional e Internacional.
Em 07 de Dezembro de 2013, recebeu a ordenação pelo Reverendíssimo Apóstolo Geral Dr. Elvis de Assis, Presidente Nacional e Mundial da Convenção Eclesiástica Internacional CONADIC, e Presbitério, para o Ministério Apostólico Cristão, sendo honradamente ordenado a Apóstolo Cristão Evangélico para apascentar, liderar e administrar outros Apóstolos, Bispos, Pastores, Ministérios, Igrejas e organizações eclesiásticas no País e no Exterior, dando-lhes orientação e cobertura espiritual.
Em 05 de Janeiro de 2014, foi nomeado pelo Reverendíssimo Apóstolo Geral Dr. Elvis de Assis, Presidente Nacional e Mundial da Convenção Eclesiástica Internacional CONADIC, como Diretor Geral Executivo de Cursos, Estudos e Pesquisas da CONADIC.
O Apóstolo agradece sempre ao Senhor Deus por tantas vitórias alcançadas e pelas que ainda virão, e pelo apoio de sua Família e de sua Igreja. Ao Senhor Deus do Universo, toda a honra, glória e louvor para todo sempre. Amém!
“Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor JESUS CRISTO.” (1 Coríntios 15:57).

Apóstolo Dr. Josué Campos Macedo
Presidente e Fundador do Ministério Mundial e Nacional da Igreja
Comunidade Evangélica Nova Unção em Nova Friburgo, RJ.
www.cenunf.blogspot.com.br

DIRETOR GERAL DE CURSOS ESTUDOS E PESQUISAS DA CONADIC

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